Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/07/2012 14:29

Artigo: A real importância do coaching

Por Mari Cordeiro

Quem disse que é fácil ter uma carreira de sucesso sem que haja um apoio para os momentos difíceis? Desde os povos mais antigos, ter uma figura que aconselha é comum e muitas histórias revelam seus benefícios. Nos dias atuais, ter um coach se tornou algo popular. Sem dúvida seu papel é de suma importância para uma carreira de sucesso e, sobretudo, para lidar com momentos difíceis. No entanto, como saber escolher um bom coach?



É importante diferenciar o coaching de outros processos. Quando o profissional dá dicas técnicas sobre o trabalho a ser desempenhado, este profissional é um mentor. Quando o foco é exclusivo em questões pessoais e conflitos parentais, o trabalho realizado é de terapia. Se o caso é de dar dicas de comportamentos para situações específicas, se trata de uma mentoria comportamental. No coaching, problemáticas são trazidas, sejam elas: dúvidas sobre a carreira; dificuldade em implementar uma mudança comportamental; relacionamento com pares, subordinados ou liderança conturbada; entre outros menos comuns. As limitações e os obstáculos para que estes sejam resolvidos são mapeados, o plano de ação é traçado e implementado com o apoio deste coach.



Principalmente na última década, a profissão de coach ganhou destaque entre os executivos. Muitas formações em coaching estão à disposição e os valores cobrados por sessão têm enorme variação. Observo profissionais experientes que se aposentam ou encontram dificuldade em recolocação e se tornam coaches. A experiência de vida e profissional contribui para os processos de coaching, mas ser um coach é muito mais que isso.



Ter uma formação internacional - de preferência reconhecida pela Federal Internacional de Coaching - já é um bom começo. Dá peso para a competência de um coach conhecer sobre o funcionamento da mente humana, seus mecanismos de defesa, suas potencialidades, ferramentas que promovem a mudança de comportamentos. Mas, acima de qualquer coisa, a capacidade de esquecer tudo isso e estar aberto para o que aquele coachee possa trazer e tratá-lo como um indivíduo único é o mais precioso. Neste momento todo o conhecimento adquirido fica à disposição e entra em ação nos momentos exatos. Esta habilidade de fazer uso do que é necessário naquele momento é um talento que vai sendo lapidado dia após dia, coachee a coachee.



Se você já está em um processo de coaching ou vai contratar um coach e ainda está inseguro, saiba que existem formas de identificar se está em boas mãos. Primeiro, há empatia? Você se sente seguro com ele? As sessões seguem um foco, giram em torno da problemática inicial? Você sai energizado da sessão? Nas sessões difíceis você sente que as “dores” causadas te ajudarão em seus objetivos? Percebe evolução em direção às suas metas? Você o indicaria para fazer coaching de seus filhos ou pais?



Não faça coaching pelo modismo ou imposição de terceiros. Faça coaching pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional. Faça pelo seu futuro, por você. Se o seu coach tem brilho nos olhos, ele iluminará o melhor que existe em você!

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Mari Cordeiro é consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano.








O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)