Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/11/2010 06:33

Artigo: A felicidade "por decreto”

Dirceu Cardoso Gonçalves

Foi aprovada Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui a busca da felicidade entre os direitos sociais explícitos na Constituição Brasileira. De autoria do respeitado e experiente senador e ex-ministro Cristovam Buarque (PDT-DF), a matéria até parece brincadeira. Inclui o subjetivo como direito constitucional. O difícil será cumprir (ou descumprir) esse dispositivo, pois a felicidade, embora almejada por todos, é algo diferente para cada indivíduo. Ao Tiririca, por exemplo, nos últimos dias, a verdadeira felicidade talvez seja provar saber ler e escrever, o que lhe garantirá o
mandato de deputado conseguido nas últimas eleições. Ao mesmo tempo, saber ler e escrever, provavelmente, não determine a felicidade de outras pessoas.

Com todo a seu saber, o senador bem que poderia ter produzido algo mais objetivo. A felicidade, salvo melhor juízo, deve ser o estado de espírito resultante da garantia de outros “direitos” ou benefícios ao cidadão. Muito provavelmente, qualquer do povo que tenha educação, saúde, emprego, moradia, segurança pública e oportunidades de ascendência na escala social, seja um cidadão feliz, independente de seu direito (à felicidade) estar inscrito na Constituição.

Quando inclui a busca da felicidade entre os direitos constitucionais, o legislador não poderá também ignorar a tristeza (oposto da felicidade) e, se realmente quiser se aprofundar, tem também de administrar a
indiferença, o amor e uma gama de outros sentimentos e sensações. Mas, como tudo isso não passa de impulso, o nome que se pode dar a uma propositura dessa natureza não pode ser diferente de demagogia, coisa que não orna a figura e a tradição do autor.

O Brasil, país em desenvolvimento, tanto econômico quanto social, carece de muito trabalho e organização. Os políticos e lideranças deveriam se ocupar de tarefas mais palpáveis e deixar que as emoções e sentimentos fossem apenas reações emanadas do povo como resposta positiva aos bons trabalhos de seus
governantes e representantes legislativos. A felicidade é muito importante, mas jamais se poderá ser conseguida “por decreto”.

A Constituição da República Federativa do Brasil, erroneamente, contempla uma grande gama de direitos e deveres que deveriam ser regulados pela legislação ordinária. Um lamentável engano cometido pelos constituintes. Pior, no entanto, são os penduricalhos que a demagogia, a falta de compromisso com o povo e,
até, o deboche, acabam por introduzir ao texto. Em vez de cuidar dessas estranhas emendas, os congressistas deveriam empregar seu tempo na definição dos 50 artigos que, apesar os 22 anos de vigor, ainda esperam por regulamentação...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
aspomilpm@terra.com.br


Dados do Autor:
Dirceu Cardoso Gonçalves – tenente-PM
RG nº 5301.573-SP
aspomilpm@terra.com.br


O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)