Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/08/2004 14:05

Artigo: A controvertida tarefa de ser pai

Washington Araújo

Neste dia 8 de agosto comemora-se o Dia dos Pais. Uma data na qual as gerações mais jovens prestam uma homenagem, um carinhoso tributo àquele que é amigo afetuoso, um mestre com quem se aprende as primeiras verdades, um confidente dos segredos mais íntimos, um companheiro, enfim, um cais seguro para as embarcações menos experientes.

Para aqueles pais cujos filhos se encontram na infância ou na adolescência este dia evoca outras questões de abrangência maior que, muitas vezes, permanecem sem resposta: a educação dos nossos filhos na sociedade atual, os ensinamentos essenciais a serem transmitidos, a forma de melhor prepará-los para o mundo do amanhã. É claro que estas indagações sempre existiram desde que surgiu a instituição da família, e as respostas encontradas tem variado de povo para povo, de cultura para cultura, conforme a época.

Hoje, porém, vivemos em uma aldeia global, como bem definiu Mac Luhan. O mundo “contraiu-se” e a interdependência entre povos e nações tornou-se um fato consumado. Os problemas transcendem as fronteiras das nações e somente soluções voltadas para o bem - estar geral da humanidade são aceitáveis. O ideal da paz mundial, um sonho acalentado durante séculos pelos homens, nunca esteve tão próximo de sua realização. Por outro lado, o perigo de uma guerra total paira sobre todos nós como uma tempestade que se arma no horizonte.

Para a Comunidade Baha’í a tarefa de ser pai e educador nos dias de hoje, significa muito. Sobretudo, poder despertar nos corações das gerações mais jovens o amor por toda a humanidade e, em suas mentes, uma nova visão de mundo. Uma visão de mundo na qual há o entendimento de que existe uma só espécie humana, ainda que infinitamente variada nos aspectos secundários da vida; de que o amor a todos os povos do mundo não exclui o amor de cada pessoa ao seu país; que todas as grandes religiões reveladas são etapas sucessivas da educação espiritual da humanidade; que homem e mulher são como as asas de um pássaro devendo desfrutar de plena igualdade; que a paz tão somente condiz com o alto destino do homem sobre o planeta; que a guerra é uma distorção do espírito humano, devendo ser deixada para trás como um dos sinais de imaturidade da infância e adolescência da humanidade. Estes conceitos deveriam ser ensinados desde a primeira infância. Os pais modernos precisam estar atentos a educação espiritual de seus filhos.

Autor: Washington Araújo, comentarista da Radiobrás, pai de quatro filhos

questaodedireito@radiobras.gov.br,

ed@edcomunicacao.com.br







ASSESSORIA DE IMPRENSA

ED Comunicação

Jornalista responsável: Elizangela Dezincourt (918-4754)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)