Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: A controvertida tarefa de ser pai

Washington Araújo - 04 de agosto de 2004 - 14:05

Neste dia 8 de agosto comemora-se o Dia dos Pais. Uma data na qual as gerações mais jovens prestam uma homenagem, um carinhoso tributo àquele que é amigo afetuoso, um mestre com quem se aprende as primeiras verdades, um confidente dos segredos mais íntimos, um companheiro, enfim, um cais seguro para as embarcações menos experientes.

Para aqueles pais cujos filhos se encontram na infância ou na adolescência este dia evoca outras questões de abrangência maior que, muitas vezes, permanecem sem resposta: a educação dos nossos filhos na sociedade atual, os ensinamentos essenciais a serem transmitidos, a forma de melhor prepará-los para o mundo do amanhã. É claro que estas indagações sempre existiram desde que surgiu a instituição da família, e as respostas encontradas tem variado de povo para povo, de cultura para cultura, conforme a época.

Hoje, porém, vivemos em uma aldeia global, como bem definiu Mac Luhan. O mundo “contraiu-se” e a interdependência entre povos e nações tornou-se um fato consumado. Os problemas transcendem as fronteiras das nações e somente soluções voltadas para o bem - estar geral da humanidade são aceitáveis. O ideal da paz mundial, um sonho acalentado durante séculos pelos homens, nunca esteve tão próximo de sua realização. Por outro lado, o perigo de uma guerra total paira sobre todos nós como uma tempestade que se arma no horizonte.

Para a Comunidade Baha’í a tarefa de ser pai e educador nos dias de hoje, significa muito. Sobretudo, poder despertar nos corações das gerações mais jovens o amor por toda a humanidade e, em suas mentes, uma nova visão de mundo. Uma visão de mundo na qual há o entendimento de que existe uma só espécie humana, ainda que infinitamente variada nos aspectos secundários da vida; de que o amor a todos os povos do mundo não exclui o amor de cada pessoa ao seu país; que todas as grandes religiões reveladas são etapas sucessivas da educação espiritual da humanidade; que homem e mulher são como as asas de um pássaro devendo desfrutar de plena igualdade; que a paz tão somente condiz com o alto destino do homem sobre o planeta; que a guerra é uma distorção do espírito humano, devendo ser deixada para trás como um dos sinais de imaturidade da infância e adolescência da humanidade. Estes conceitos deveriam ser ensinados desde a primeira infância. Os pais modernos precisam estar atentos a educação espiritual de seus filhos.

Autor: Washington Araújo, comentarista da Radiobrás, pai de quatro filhos

[email protected],

[email protected]







ASSESSORIA DE IMPRENSA

ED Comunicação

Jornalista responsável: Elizangela Dezincourt (918-4754)

SIGA-NOS NO Google News