Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/06/2006 14:31

Artesãos estão protegidos pela Previdência

AgPrev

O artesanato é uma atividade profissional que envolve 8,5 milhões de pessoas no País, conforme dados divulgados pelo Programa Nacional de Artesanato Brasileiro. Para a economia, isso significa R$ 28 bilhões movimentados, anualmente, por meio da comercialização desses produtos. Na Previdência Social, o profissional que se dedica ao trabalho artesanal tem ampla cobertura e é classificado na como contribuinte individual. Ele garante os seus direitos mantendo em dia o pagamento das suas contribuições. O artesão é o profissional que cria e/ou produz, de forma manual ou por máquinas, sem escala industrial, obras que tenham expressão cultural e artística. O artesão exerce uma atividade remunerada e, nesta condição, é segurado obrigatório da Previdência Social.

A inscrição no INSS garante ao artesão a aposentadoria por tempo de contribuição, após 35 anos, se do sexo masculino, e após 30 anos, se do sexo feminino. No caso de incapacidade para o trabalho, ele tem direito à aposentadoria por invalidez. A aposentadoria por idade pode ser requerida aos 60 anos pela mulher, e aos 65 anos pelos homens, desde que observado o tempo mínimo de contribuição.

Os outros benefícios que o artesão tem direito são o auxílio-doença, o auxílio-reclusão e a pensão por morte. Para as mulheres, também é assegurado o salário-maternidade.

Artesãos do Cerrado - Na região Centro-Oeste do País, onde predomina o artesanato do Cerrado, inúmeras comunidades garantem a sobrevivência de suas famílias com trabalhos elaborados com matérias primas típicas dessas localidades. Em Goiás, estado onde várias regiões têm presença marcante do artesão, a atividade ganha impulso em pelo menos quinze municípios, onde são confeccionados trabalhos em bordado, madeira, cerâmica, tapeçaria, couro e peças elaboradas a partir do algodão.

A presença do profissional do artesanato também é significativa em algumas áreas do Distrito Federal. O PAB/DF catalogou cerca de 30 mil pessoas que dependem dessa atividade em escala profissional. Em Brasília, estão cadastradas cerca de 26 associações e cooperativas localizadas em Planaltina, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Gama, além de outras regiões do entorno. São trabalhos inspirados na natureza e elaborados com sementes, folhas, palhas de buriti, tabocas, além de pedras e gemas, que originam adereços e jóias.

Inscrição - O artesão que trabalha por conta própria e não tem nenhum vínculo empregatício pode se inscrever por meio do site www.previdencia.gov.br, pelo PREVFone (0800 71 01 91) ou em alguma das Agências da Previdência Social. Quem possui número de PIS ou do Pasep, não precisa se inscrever, basta utilizar esse dado na Guia de Recolhimento. (Maria do Carmo Ferreira)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)