Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Argentina reconhece primeiro casamento de homossexuais

Agência Brasil - 03 de março de 2010 - 21:34

Buenos Aires – O primeiro casamento de homosexuais foi realizado hoje (3) em Buenos Aires. Os deputados argentinos querem debater, na próxima semana, uma lei permitindo a união civil de gays em todo o país.

Damian Bernath e Jorge Salazar tiveram que recorrer a Justiça e enfrentar a oposição da Igreja e dos advogados católicos, para poder celebrar seu casamento. “Já estão casados. O direito já está adquirido na Argentina e no mundo”, disse Maria Rachid, presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transexuais.

Em 2002, Buenos Aires converteu-se na primeira cidade da América Latina a reconhecer o casamento de pessoas do mesmo sexo. Mas, até hoje, os homosexuais não tinham conseguido fazer valer seus direitos. A Igreja e advogados católicos recorriam a Justiça para questionar a validade do casamento.

Em dezembro passado, a Justiçaa impediu o casamento de dois homens em Buenos Aires. O casal acabou se casando na Terra do Fogo.

Deputados de diversos partidos anunciaram que começarão a debater, na próxima semana, a legalização do casamento homosexual em toda a Argentina. Hoje, apenas quatro distritos eleitorais reconhecem este direito, entre eles a cidade de Buenos Aires e a Terra do Fogo.

“Precisamos de uma lei nacional, para não ter que recorrer à Justiça cada vez que um casal gay quiser se casar”, explicou Rachid.

Título Home:
Argentina reconhece primeiro casamento de homossexuais

Sutiã Home:
O casamento ocorreu na província de Buenos Aires. Deputados argentinos querem debater, na próxima semana, uma lei permitindo a união civil de gays em todo o país

SIGA-NOS NO Google News