Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Argentina detecta foco de aftosa na Tríplice Fronteira

Humberto Marques/Campo Grande News - 08 de fevereiro de 2006 - 17:06

O governo argentino anunciou hoje a descoberta de um foco de febre aftosa em uma fazenda na cidade de San Luís del Almar, na província de Corrientes – região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Cerca de 70 animais deverão ser sacrificados nas próximas horas, na tentativa de se impedir a propagação da doença. O território argentino, segundo a BBC Brasil, era considerado pela OIE (Organização Internacional de Epizootias) como área livre da aftosa com vacinação.

O caso foi registrado após a conclusão dos trabalhos de sacrifício sanitário na região sul de Mato Grosso do Sul, onde foram contabilizados 28 focos de febre aftosa – entre setembro e dezembro de 2005. Além disso, a doença também foi encontrada em uma fazenda do Paraná. Por conta da presença da aftosa, mercados internacionais suspenderam a compra de carnes desses dois Estados e de São Paulo. Recentemente, uma missão da União Européia esteve nas regiões, avaliando a eficácia das ações de combate à doença.

O temor dos produtores argentinos é de que as mesmas restrições impostas a produtores brasileiros sejam aplicadas àquele país – que também tem a carne como um dos principais produtos de exportação.

SIGA-NOS NO Google News