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Aprovado Plano de Marketing da Costa Leste de MS

Rodrigo Pael - 28 de fevereiro de 2004 - 06:48

O Ministério da Integração Nacional vai destinar R$ 99.862,00 para a criação e confecção da campanha de marketing turístico para a Costa Leste de Mato Grosso o Sul, apresentada no último dia 17 de fevereiro, em Três Lagoas. O Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), principal parceiro, vai destinar R$ 19 mil na capacitação empreendedora como contrapartida, totalizando um investimento de R$118.862,00.

A região da Costa Leste compreende os municípios de Brasilândia, Bataguassu, Batayporã, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas e Anaurilândia, também intitulada Unipar (Associação dos Municípios do Alto Paraná). O projeto de marketing turístico da região foi elaborado pela Câmara Técnica de Turismo no segundo semestre de 2003, e apresentado à equipe do Ministério sob consulta de representantes do trade turístico da região e de membros do COMTUR, num processo de validação popular da proposta.

Um book de fotografias dos atrativos turísticos da região será feito por profissionais e serão utilizados em painéis de boas vindas instalados na entrada dos municípios. Banners, folders e uma página na internet também serão elaborados. A logomarca da Costa Leste vai estampar camisetas, chapéus, adesivos e saquinhos de lixos. O artesanato, pela importância que possui no processo, receberá um selo de origem que caracterizará sua procedência e qualidade.

Simultaneamente a essas ações, o Banco do Brasil estará disponibilizando recursos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) para empreendimentos turísticos da região. São R$ 37,2 milhões destinados a atividades turísticas em todo o Estado e 51% desses recursos atingirão pequenas e micro empresas.

Segundo o presidente da Costa Leste, Idevaldo Garcia Leal Júnior, nunca houve uma conjunção de fatores tão favoráveis ao crescimento da atividade (turística). "Chamo a atenção dos empresários por ser o momento ideal de se investir", diz.

A estratégia de regionalização do turismo começou na Europa, no início dos anos 80, e hoje é uma tendência mundial. Ao criar a Câmara Técnica de Turismo, a Unipar se posicionou de maneira organizada para o desenvolvimento da atividade turística. A Costa Leste de MS é considerada um Arranjo Produtivo Local – APL - e o Governo Federal possui como meta o fortalecimento destes arranjos.

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