Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aprovada licença da Unidade de Bioenergia de Costa Rica

Raquel Trevezan - 19 de novembro de 2008 - 17:00

A Brenco – Companhia Brasileira de Energia Renovável – obteve a Licença de Instalação do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL) para sua Unidade de Bioenergia, que ficará no município de Costa Rica (MS). No local, serão processadas 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, gerando 285 mil m3 de etanol anualmente, além de 1,8 mil empregos diretos.



A Brenco repassará ao IMASUL em torno de R$ 1,2 milhão para implantação e manutenção de Unidades de Conservação Ambientais na região. O início das operações em Costa Rica está previsto para o primeiro semestre de 2011. Além de produzir álcool anidro e álcool hidratado, a Unidade terá potência instalada para co-geração de até 144 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana, destinada ao consumo próprio e à comercialização para terceiros.



A Unidade Costa Rica fará parte do Pólo 2 de produção da Brenco, que terá capacidade de moagem combinada de 10 milhões de toneladas/safra e outras duas unidades previstas em Paranaíba (MS) e Itajá (GO).



Sobre a Brenco

A Brenco está implantando um projeto de escala mundial para a produção de biocombustíveis, destinados aos mercados doméstico e internacional, de modo a fazer face à crescente demanda por energia limpa. Atuando de forma integrada, da produção à comercialização e logística de escoamento do etanol, desenvolve projetos greenfield, dedicados exclusivamente à produção energética, seguindo as melhores práticas em sustentabilidade.



A companhia investirá cerca de R$ 5,5 bilhões até 2015. Serão implantados pólos bioenergéticos com 10 unidades industriais, visando a produção de 3,8 bilhões de litros ( 1 bilhão de galões) de etanol por ano. Estima-se que esse volume represente em torno de 10% da produção nacional e 5% da produção mundial do biocombustível.



Paralelamente, a Brenco irá co-gerar energia elétrica a partir do bagaço da cana, com potencial de geração total de 900 MW, que servirá para consumo próprio (300 MW) e para oferta ao mercado (600 MW). O projeto inclui, ainda, o desenvolvimento de toda a infra-estrutura logística integrada para o escoamento de sua produção e a de terceiros, assim como atividades de comercialização de etanol, contribuindo para abrir novos mercados e incentivando a demanda pelo produto brasileiro.



Até 2015, a Brenco irá gerar mais de 17 mil empregos diretos e aproximadamente 40 mil empregos indiretos nas cidades onde suas operações estão localizadas.



SIGA-NOS NO Google News