Cassilândia, Terça-feira, 29 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

07/10/2003 09:18

Aprovada anistia para líder da Revolta da Chibata

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 7198/02, do Senado Federal, que concede anistia póstuma a João Cândido Felisberto, que liderou em 1910 a chamada Revolta da Chibata, e aos demais participantes do movimento. O episódio teve como conseqüência a abolição dos castigos físicos na Marinha brasileira.
O relator da matéria, deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), ressalta que a proposta, embora quase um século depois, resgata o nome e a memória desses revoltosos, que lutaram legitimamente pelo fim do regime de semi-escravidão a que eram submetidos na Marinha. “Tem o mérito ainda de procurar recompor, na medida do possível, a história de suas vidas, como se tivessem permanecido a serviço da Marinha”, afirma.

ACORDO TRAÍDO
No dia 26 de novembro de 1910, o Congresso aprovou lei que anistiava os insurretos dos navios da Armada Nacional, caso eles se submetessem às autoridades. A anistia, no entanto, só valeu para conduzir os revoltosos à rendição. Dois dias depois de publicada a lei, o Governo traiu o acordo que lhe dera origem, promovendo demissões, prisões e castigos que, em inúmeros casos, resultaram na morte dos rebelados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 28 de Setembro de 2020
10:08
Campo Grande
Domingo, 27 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)