Cassilândia, Domingo, 13 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

02/10/2019 19:30

Aprovada a proibição de copos, pratos e talheres plásticos no comércio

Campo Grande News

 

Na onda da sustentabilidade, os deputados estaduais aprovaram, em primeira votação na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), o projeto que prevê a proibição do fornecimento gratuito de copos, pratos, talheres e objetos similares de plástico no comércio de Mato Grosso do Sul.

O projeto do deputado Neno Razuk (PTB) chegou a Casa três meses após a aprovação da proibição de entrega de canudos plásticos no Estado e foi aprovado com 17 votos favoráveis e nenhum contrário.

Assim como o projeto do canudo, o texto não proíbe a fabricação e comercialização dos utensílios de plástico, mas sim a entrega aos consumidores no comércio em geral e até por vendedores ambulantes.

Segundo o texto, os estabelecimentos terão 18 meses para se adequar as novas regas. Quem descumprir a proibição levará uma advertência e em caso de reincidência, os comerciantes que continuar fornecendo os utensílios de plástico pode pagar multa de 100 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), que de acordo com a tabela atual custaria cerca de R$ 2.800,00.

Autor do projeto, o deputado Neno Razuk, antecipou um pedido ao governo do estado para que a proposta não seja vetada. Conforme ele, o texto busca estender tanto para ajuda o meio ambiente quanto a conscientização da população. A ideia é que a partir de agora os comerciantes passem a usar utensílios biodegradáveis.

O deputado Renan Contar (PSL) voltou a defender uma redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para estas mercadorias para que os comerciantes não tenham prejuízo. De acordo com o parlamentar com a redução do preço, os comerciantes compram e assim aumenta a demanda.

O projeto ainda precisa passar por segunda votação e então segue para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Lei sem penalidade – Apesar de ter virado lei, o projeto de lei que proíbe à entrega de canudos plásticos em restaurantes, bares, hotéis, padarias, conveniências e clubes de Mato Grosso do Sul foi sancionado com vetos das punições. Assim a lei do canudinho está em vigor, mas com efeito de conscientização.

O veto ainda será votado pelos deputados na Assembleia. O autor do projeto, deputado Pedro Kemp (PT) articulado o apoio dos colegas para derrubar o veto parcial do governo, que retirou as multas e punições da lei. Para derrubar o “veto parcial”, o Kemp terá que buscar apoio de mais 12 deputados, para conseguir a maioria “qualificada” no plenário.

Sobre os vetos, o governo estadual justificou que tais punições invadem a competência do poder executivo, sobre proteção e responsabilidade por dano ao meio ambiente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 13 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 12 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sexta, 11 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)