Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após vistoria, CBF diz que reforma em estádio é "viável"

Marcelo Fernandes / Campo Grande News - 13 de fevereiro de 2007 - 14:15

A vistoria técnica realizada no Estádio Arthur Marinho pelo diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio da Costa Neto, foi encerrada na manhã de hoje, 13 de fevereiro. A inspeção foi solicitada pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS), que busca, junto à CBF, verba de R$ 300 mil para a reforma, podendo este valor ser ampliado, dependendo do relatório. No estádio há problemas nos vestiários, acesso do público, sistema de iluminação, cobertura da arquibancada e grade de segurança do campo.

Após a conclusão do trabalho, Virgílio Costa Neto, se reuniu com os presidentes da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário, e da Liga de Esportes de Corumbá (LEC), Cecílio Airton da Silva, para apresentar uma breve avaliação dos dois dias de inspeção. O Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, major Alírio Villasanti, participou do encontro.

Virgílio afirmou que a vistoria foi “muito produtiva” e lhe permitiu identificar os principais problemas existentes no estádio, além de lhe dar a garantia que a realização de uma reforma no local é viável. “Não acho que tenha de ser colocado abaixo, mas precisa de melhorias para receber jogos da Série C do Campeonato Brasileiro”, disse ao Corumbá On Line.

“O que me deixou entristecido foi ver a falta de manutenção do estádio. Para qualquer lugar que se olhe, percebe-se que está muito mal conservado. A administração do estádio faz milagres ao mantê-lo sem grandes recursos”, destacou. “Do jeito que está, serve como anti-cartão postal da cidade”, frisou. O Arthur Marinho é de propriedade da LEC, que é responsável pela sua administração.

O diretor da CBF disse que todos os problemas constatados serão elencados no relatório que entregará a Ricardo Teixeira, presidente da Confederação. Contudo ele disse que solicitará um estudo detalhado da situação das instalações hidráulicas e elétricas. Outra constatação foi a qualidade do gramado. “De longe o gramado está bonito, mas de dentro se percebe imperfeições”, observou. Segundo ele, após a execução das reformas definidas pela entidade que administra o futebol brasileiro, o Arthur Marinho precisará de “manutenção permanente”. Caso isso não aconteça, as intervenções terão de ser refeitas no futuro”.

As melhorias propostas darão condições para sediar partidas pela Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, mas para a Segunda Divisão Nacional, são outras determinações. “Não vejo problemas para a Série C, agora para jogos pela Série B, as exigências são outras, que requerem uma outra fase de trabalho”, informou. O relatório final deve ser entregue em uma semana ao presidente da CBF. Prazos de execuções e valor de investimento não são de competência do diretor de competições definir. A atribuição é da presidência da entidade. O presidente da FFMS, Francisco Cezário, solicitou à LEC que durante os jogos, a venda de bebidas seja feita em copos plásticos e não em latas.

A Prefeitura de Corumbá está investindo R$ 65 mil em serviços emergenciais no Estádio. Os recursos, que são do caixa do próprio município, são aplicados na reforma da instalação hidráulica; alambrados; e na limpeza geral do complexo esportivo. Também será realizada, a colocação de 750 metros quadrados de cobertura metálica, para completar a proteção das arquibancadas onde estão as cabines de emissoras de rádio e cadeiras.

Relatório da PM

Participante da reunião a convite do diretor da CBF, o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, major Alírio Villasanti, disse ao Corumbá On Line, que a corporação produz relatórios sobre a situação de segurança, após a realização dos jogos. Segundo ele, algumas irregularidades, que comprometem a segurança de torcedores; atletas e da própria imprensa foram detectadas na partida de domingo, entre Corumbaense e Cene. “Comandei pessoalmente o serviço para verificar com detalhes toda a situação”, enfatizou.

De acordo com o major, entre as falhas detectadas estão a entrada de torcedores com bicicletas dentro do estádio; venda de latinhas de refrigerantes e cervejas; a existência, na parte interna da praça esportiva, de uma barraca com estrutura de metal; posse de fogos de artifícios por torcedores. “Esses materiais podem ser usados como armas”, salientou. Também foram apontadas fragilidades nos alambrados que cercam o gramado e insuficiência de bilheterias abertas para compra dos ingressos.

“Quando estamos lidando com vidas temos de ter o máximo de cuidados. A preocupação com a segurança deve ser total”, afirmou o Comandante do 6º Batalhão ao destacar que 25 policiais militares fizeram a segurança no Arthur Marinho, no último domingo. “Para evitar maiores problemas orientamos que a equipe adversária (Cene) deixasse o ônibus da delegação no pátio do quartel, que fica próximo ao estádio. Essa será uma conduta para as próximas partidas”, declarou.

Villasanti informou que numa reunião com as direções da Liga de Esportes e do Corumbaense irá repassar as orientações da PM.

SIGA-NOS NO Google News