Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após 14 anos, Palmeiras é novamente o campeão da Copa do Brasil

FPF - 12 de julho de 2012 - 06:23

Foram precisos 14 anos para que o torcedor palmeirense pudesse novamente comemorar um título da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time alviverde visitou o Coritiba, no estádio Couto Pereira, e jogou seus últimos 90 minutos antes de celebrar o bicampeonato do torneio nacional. Na primeira partida, em São Paulo, o time paulista venceu por 2 a 0. Já nesta noite tão especial, com gol desacreditado do atacante Betinho, empatou por 1 a 1, assegurando a invencibilidade.

O time alviverde começou a escrever sua história na Copa do Brasil em 1992, quando estreou na competição. Logo em seu primeiro ano, o Palmeiras chegou até a semifinal do torneio, onde terminou eliminado pelo Internacional (RS), que posteriormente perderia a final para o Fluminense (RJ).

Nos anos seguintes, o clube seguiu participando da competição, porém sua próxima campanha de destaque aconteceu em 1996. Na ocasião, a equipe chegou até a final da Copa do Brasil, sendo derrotada pelo Cruzeiro.

Em 1997, dando mostras de que era uma equipe adequada ao formato do torneio, o Palmeiras novamente chegou até a semifinal da Copa do Brasil, sendo derrotado desta vez pelo Flamengo(RJ), vice-campeão daquela edição.

No ano de 1998 veio a tão esperada conquista. Após passar por Ceará, Botafogo (RJ), Paraná e Santos, o Palmeiras encontrava o Cruzeiro (MG) na grande decisão e após ser derrotado no primeiro jogo por 1 a 0, o alviverde venceu por 2 a 0 no segundo encontro e levantou a taça de campeão. O gol do título marcado por Oséias aconteceu nos minutos finais, aumentando a emoção daquela conquista.

Em uma grande sequência de boas campanhas, em 1999 o time paulista ficou mais uma vez entre as quatro melhores equipes da Copa do Brasil, perdendo na semifinal para o Botafogo (RJ), que acabaria sendo o vice-campeão daquele ano.

Se os anos passados são lembrados com orgulho pelo palmeirense, os seguintes são de más lembranças. Nas sete participações após o ano de 2000, o time paulista colecionou apenas eliminações, sendo algumas precoces e marcantes.

A primeira grande derrota aconteceu em 2002, quando ainda na primeira fase, o time paulista recebeu o até então pouco conhecido ASA de Arapiraca e acabou eliminado, dentro de casa, pelo critério de gols marcados como visitante.

Outra eliminação que acabou entrando para a história aconteceu no ano seguinte. Diante do Vitória (BA), o alviverde acabou goleado em casa, por 7 a 2, deixando as chances de classificação praticamente impossíveis. No segundo jogo, o placar de 3 a 1 não foi suficiente para a conquista da vaga.

Em 2012, o Palmeiras chegou até a final passando por Coruripe (AL), Horizonte (CE), Paraná, Atlético Paranaense e Grêmio (RS). Na grande final, encontrou o Coritiba, vencendo o primeiro jogo por 2 a 0 e empatando a segunda por 1 a 1 no Couto Pereira lotado e com gol de Betinho, que chegou ao clube desacreditado e entra para a história como autor do gol do título palmeirense.

Com a conquista do bicampeonato da Copa do Brasil, o Palmeiras se consolida como o maior vencedor de torneios nacionais. Agora o time alviverde soma oito títulos brasileiros e duas Copas do Brasil, passando o Santos, que soma nove conquistas nacionais, com oito brasileiros e uma Copa do Brasil.

SIGA-NOS NO Google News