Cassilândia, Sábado, 25 de Maio de 2019

Últimas Notícias

18/12/2018 10:40

Aplicativo de meteorologia criado no IFMS está disponível para celulares Android

Campo Grande News

 

Desenvolvido ao longo do ano por professores e alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) o “IFClima” é um aplicativo de monitoramento climático, voltado para dispositivos móveis e que já está disponível para ser baixado em celulares com sistema operacional Android.

O aplicativo gerencia estações meteorológicas e realiza análises de parâmetros agrometeorológicos, como evapotranspiração, balanço hídrico climatológico e de cultivo, manejo de irrigação e estimativa da produtividade.

As referências foram definidas com base na literatura científica sobre o tema e em função da influência que cada elemento meteorológico possui em diferentes culturas. “Ele auxilia na análise de dados climatológicos, a partir do cruzamento de informações climáticas com índices qualitativos e quantitativos da produção agrícola, oferecendo opções ao produtor rural para planejar o plantio com mais antecedência”, explica o coordenador do projeto e professor da área de Ciências Agrárias/Engenharia, Lucas Aparecido.

A equipe do projeto é formada por oito professores do Campus Naviraí, além de dois estudantes, sendo um bolsista e um voluntário, um deles, João Antonio Lorençone, é estudante do 4º semestre do curso técnico em Agricultura.

O aplicativo já foi apresentado em eventos como a Fecinavi (Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí) e o Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (Eigedin) – e será registrado no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Parceria – O projeto foi desenvolvido tendo a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense) como parceira e que doou ao Campus Naviraí uma estação meteorológica automática, no valor de R$25 mil, que possui sensores de temperatura do ar, precipitação pluviométrica, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar, molhamento foliar, umidade do solo e temperatura do solo.

Pesquisa aplicada – O projeto foi contemplado em edital do instituto, voltado à seleção de projetos de pesquisa aplicada com foco no desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços e transferência de tecnologia por meio de parcerias com instituições demandantes.

No total o IFMS disponibilizou R$ 100 mil em recursos, utilizados para o financiamento de itens de custeio e pagamento de bolsas para estudantes e professores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
11:34
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)