Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Apesar da crise, 55 microempresas individuais são abertas por dia em MS

Campo Grande News - 07 de outubro de 2016 - 07:30

Somente no primeiro semestre de 2016, Mato Grosso do Sul recebeu, conforme dados do Simples Nacional, 13.348 novos cadastros de MEIs (Microempreendedores Individuais). Esse número equivale a 55 novas aberturas por dia.

Além disso, esse número se manteve estável se comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo já são 145.880 MEIs no Estado e as empresas registradas na Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), somente no primeiro semestre foram 3.868 aberturas.

Segundo a avaliação do presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, apesar de um período mais difícil, novos empreendedores continuam apostando na economia. "Com a intenção de consumo aumentando, a confiança do empresário também vem reagindo. O segundo semestre vem transcorrendo dentro da expectativa"

Antes de empreender, Ivan Aparecido Lima de 41 anos, atuava como auxiliar de taxista e decidiu ter o próprio negócio. O MEI foi uma oportunidade de formalização do negócio para ele, que trabalha há um ano com a venda de hortifrútis. "É um alívio, a expectativa é de melhora e temos que ser otimista, não podemos baixar a guarda".

De acordo com o analista do Sebrae-MS, Matheus Oliveira, em um ano o índice de pessoas desocupadas no País cresceu 38%, um fator que impulsiona a abertura dos MEIS, como empreendedorismo por necessidade.

Porém, segundo o analista, para atingir sucesso é fundamental estudar o mercado e conhecer riscos. "O Sebrae oferece, por meio do programa Nascer Bem, informações que vão desde aspectos burocráticos à gestão, com vários treinamentos. O empreendedor estará mais preparado, com um plano de negócios".

SIGA-NOS NO Google News