Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/11/2005 09:48

Apertadas as regras da rastreabilidade bovina

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Após reunião do Comitê Técnico do Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina) ocorrida ontem, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) decidiu apertar as regras da rastreabilidade para atender aos mercados internacionais, especialmente a União Européia. As novas regras do Sisbov têm que estar aprovadas até o final do ano, com publicação no Diário Oficial da União, segundo o Maa.

Uma das mudanças já anunciada é a alteração do prazo de permanência dos animais no Banco Nacional de Dados do Sisbov, que passou de 40 para 90 dias. Também ficou definido que antes de ser encaminhado aos frigoríficos exportadores, o animal oriundo de projetos de confinamento deverá permanecer confinado por mais 40 dias, além dos 90 dias que deverá ficar na área habilitada. “Estes são pontos de consenso entre governo e setor privado” explicou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Agropecuário, Márcio Portocarrero.

A UE (União Européia) exige que o animal chegue ao frigorífico identificado desde o nascimento ou desmama e será atendida pelo Brasil até o ano de 2009. Outra mudança é que os estabelecimentos aprovados para exportarem carne serão auditados pelas certificadoras habilitadas pelo Mapa a cada 180 dias.

Um pleito do setor produtivo, as novas regras vão mudar o conceito de estabelecimento habilitado a exportar e, ao invés de ser considerado o animal individualmente, será considerada toda a propriedade. Isso significa que estabelecimentos que não tiverem todos os animais identificados (com brincos) não poderão exportar. O prazo para identificação de 100% dos animais expira em 31 de dezembro de 2006, para as propriedades habilitadas a exportar. A partir de 2009 será permitidos somente o ingresso de bovinos e bubalinos nas propriedades aprovadas pelo Sisbov, se oriundos de outras propriedades também aprovadas pelo sistema.

Outra definição é que a partir de 1º de janeiro de 2007, a propriedade em aprovação que não tiver sido convertida em propriedade aprovada, com todos os bovinos e bubalinos identificados pelo Sisbov, terá seus animais destinados ao abate desclassificados para exportação. Participaram da reunião representantes do Mapa, produtores, frigoríficos, certificadoras, indústria, técnicos do Sistema Estadual de Defesa Animal e representantes do Fórum Nacional de Sanidade Agropecuária. As novas normas operacionais do Sisbov extraídas da reunião do Comitê serão encaminhadas para a Consultoria Jurídica do ministério para análise. De acordo com informações do Mapa, nos próximos dias, haverá outra rodada de reuniões entre o Mapa e os diferentes setores da cadeia da carne para finalizar o documento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)