Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Apenas 20 das 79 cidades de MS têm bombeiros: Costa Rica terá até dezembro!

Correio do Estado - 30 de abril de 2014 - 18:23

Estudo apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem, revela que dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 20 contam com unidades do Corpo de Bombeiros. Ou seja, se ocorrer eventuais desastres de grande dimensão em 50 cidades do Estado, acionar o socorro vai exigir dos militares deslocamentos por até 100 quilômetros.

O número revelado é parte do Perfil dos Municípios Brasileiros, o Munic 2013, que aponta outros dados negativos do Estado, ligados, por exemplo, a cuidados com o meio ambiente e áreas de riscos de desastres decorrentes de enchentes ou inundações graduais, enxurradas ou inundações bruscas, nas áreas urbanas.

Quanto a questão do Corpo de Bombeiros, o comandante-geral da corporação em MS, coronel Ociel Ortiz contestou a pesquisa do IBGE e disse que se comparado o número de unidades daqui com outras regiões do país, “a situação não está tão ruim assim”.

O coronel afirmou que existem instaladas e funcionando 23 unidades de bombeiros, não 20 como afirma o IBGE. “E até dezembro deste ano, vamos implantar mais duas unidades, uma em Sidrolândia, outra e Costa Rica”, disse. Ele sustentou ainda que construir uma unidade de bombeiros custa em torno de R$ 5 milhões.

Ainda segundo o Munic 2013, dos 79 municípios sul-mato-grossenses apenas sete dispõem de “mecanismos de controle e fiscalização para evitar ocupação em áreas sucetíveis aos desastres”.

A pesquisa revela também que nos últimos cinco anos, 29 cidades de MS foram atingidas por alagamento e processo erosivo acelerado. Os casos, diz o estudo, ocorreram nas áreas urbanas.

SIGA-NOS NO Google News