Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa suspende o antiinflamatório Bextra

Anvisa - 08 de abril de 2005 - 13:43

O Food and Drug Administration (FDA), órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos, anunciou ontem que solicitou à Pfizer a retirada voluntária dos medicamentos Bextra oral e Bextra IM/IV. A partir deste anúncio, as agências européia e canadense e também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiram determinar a suspensão temporária destes medicamentos.

Desde a retirada do mercado do Vioxx (rofecoxibe), em outubro de 2004, a Anvisa vem reavaliando a segurança dos demais inibidores seletivos de COX-2 (antiinflamatórios utilizados contra dor e para tratar doenças remumáticas, entre outros usos) registrados e comercializados no Brasil, entre os quais os dois produtos suspensos.

Em fevereiro, a agência já havia determinado que os fabricantes desses produtos fizessem advertências e restrições de uso nas bulas dos medicamentos, tais como a proibição de utilização por menores de 18 anos e por pacientes portadores de doenças cardiovasculares.

A decisão inicial de suspender o Bextra foi tomada pelo FDA, que alegou, para adotar a medida, entre outros motivos, ausência de dados sobre segurança cardiovascular depois de uso prolongado do medicamento, relatos de ocorrências de alergias sérias em usuários e falta de comprovação de vantagens reais na utilização do Bextra, quando comparado a outros antiinflamatórios.

SIGA-NOS NO Google News