Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa poderá liberar vacina contra HPV ainda neste ano

Valéria Amaral/ABr - 09 de junho de 2006 - 21:20

A primeira vacina contra o HPV (Human Papilloma Viruses) pode ser liberada à venda ainda este ano no Brasil. Em setembro, vence o prazo legal de registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que poderá autorizar ou não a comercialização. A vacina, chamada Gardasil, foi desenvolvida pelo laboratório Merck & Co e previne a infecção pelo vírus.

A Gardasil, no entanto, só confere imunidade a pessoas que ainda não foram infectadas pelo HPV. A transmissão ocorre por contato direto com a pele infectada. E o vírus é passado por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Há cerca de cem tipos desse mesmo vírus e a vacina protege apenas contra quatro: HPV-6, 11, 16 e 18.

De acordo com o Ministério da Saúde, muitas vezes o contágio com o HPV está relacionado ao aparecimento do câncer do colo do útero nas mulheres. A estimativa do Programa Nacional de DST/Aids é que em 2003 pelo menos 137 mil mulheres foram infectadas pelo vírus. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 20 mil novos casos de câncer do colo do útero são esperados em 2006 no Brasil. A estimativa para o número de mortes é de pelo menos 4.200 mulheres.

A única forma de prevenção contra o HPV, antes da vacina, era o uso de preservativos durante as relações sexuais. Caso o produto seja licenciado no Brasil, o Ministério da Saúde informou que vai estudar a possibilidade de incluir a Gardasil no calendário básico de vacinação.

SIGA-NOS NO Google News