Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa fecha laboratório clandestino no Distrito Federal

26 de agosto de 2005 - 09:01

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desmontou nesta quinta-feira (25) um esquema de fabricação de remédios caseiros na cidade de Ceilândia (DF). A inspeção constatou que no local eram fabricados medicamentos sem registro, conhecidos como "garrafadas".

As condições de higiene no local eram inadequadas. A empresa funcionava de maneira totalmente irregular, num galpão localizado em área residencial. As ervas utilizadas para o preparo eram armazenadas sem garantia de conservação. Depois de preparadas, as substâncias eram vendidas em garrafas de cerveja compradas de empresas de reciclagem e de catadores de rua.

No local foram encontrados 6.350 frascos. A média de produção diária da empresa era de 800 garrafas. Os técnicos que participaram da ação também se surpreenderam com a presença de uma máquina encapsuladora.

A Anvisa partiu de denúncia de um consumidor e desenvolveu o trabalho com a colaboração da Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Segundo o gerente da agência, José Augusto Simi de Camargo, é possível que a fábrica enviasse as garrafas com os preparados para outros estados. A suspeita se baseia na descoberta de um encomenda da empresa para a cidade de Mossoró (RN). A produção de remédios, incluindo fitoterápicos, sem autorização da Anvisa é crime hediondo. A Polícia Civil do Distrito Federal também participou da ação e está investigando o caso.

A Anvisa alerta a população para não consumir as "garrafadas", que são os remédios naturais preparados a partir de plantas e vendidos em vasilhas reutilizadas. Esses produtos não oferecem nenhuma segurança a saúde do cidadão.

Com informações do Ministério da Saúde.

SIGA-NOS NO Google News