Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa alerta sobre infecção por bactéria hospitalar

Bira Martins/Campo Grande News - 11 de agosto de 2008 - 16:29

O aumento de vítimas de infecção pós-cirurgica por MCR (Micobactérias de Crescimento Rápido) fez com que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicasse na sexta-feira uma nota com medidas cautelares para enfrentar o que a agência considera uma “emergência epidemiológica”.

“Estamos diante de uma situação nova para os profissionais da saúde em todo o mundo. As infecções por micobactérias, na proporção como as alcançadas no Brasil, não têm registro aqui e nem em outros paises se configurando epidemiológicamente uma doença emergente”, diz a nota.

Nos últimos cinco anos, a infecção pela bactéria 'M. Massiliense', fortemente relacionada à falhas nos processos de limpeza, desinfecção e esterilização de produtos médicos, fez 2.102 vítimas em 14 Estados brasileiros. Em Mato Grosso do Sul foram notificados 8 casos.

A maioria das infecções ocorreu em hospitais particulares e em pessoas submetidas a procedimentos do tipo "scopias", em particular as videocirurgias.

Entre outras medidas, a Anvisa indica que os hospitais deixem de usar o 'Glutaraldeído a 2%', um dos produtos mais empregados na esterilização de equipamentos, e busquem outros métodos disponíveis. Resultados preliminares de um estudo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mostraram que o produto tem sido ineficaz para eliminar a 'M. Massiliense'.

A Anvisa também estuda limitar o número de videocirurgias feitas por dia em hospitais e clínicas numa tentativa de garantir que haja tempo suficiente para que os equipamentos cirúrgicos sejam adequadamente esterilizados.

Em estados com maior número de ocorrências, como o Rio de Janeiro, infectologistas orientam que as pessoas adiem cirurgias que podem esperar, como lipoaspiração e implantes de silicone, até que a situação esteja sob controle.

SIGA-NOS NO Google News