Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa alerta: formol não pode ser usado em alisamentos

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 27 de março de 2007 - 09:08

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) esta emitindo alerta de que não registra alisantes capilares que tenham como base o formol. A Gerente-Geral de Cosméticos da Anvisa, Josineire Sallum afirma que a substância só tem uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2%, conforme a Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5%, segundo a resolução 79/00 Anexo V).

“Todos os produtos registrados pela Anvisa que apresentam o formol na sua composição têm as concentrações da substância dentro dos limites previstos nas legislações. Quando o produto não é registrado, significa que a composição não foi avaliada, o que pode representar perigos à saúde”, explica.

O uso contínuo do formol oferece risco devido à inalação dos gases e pelo contato com a pele. Pode provocar o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.
Escova Progressiva e de Chocolate, Escova Francesa, o Alisamento Japonês, a Escova Definitiva e similares não são registrados na Anvisa. No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar.

SIGA-NOS NO Google News