Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/04/2005 14:15

Anunciados R$ 11 mi para pesquisas com células-tronco

Agência Brasil

Centros de pesquisa que desenvolvem estudos com células-tronco no País vão receber investimentos do Ministério da Ciência e Tecnologia para ampliar os trabalhos científicos em busca de tratamento e cura para doenças. A informação foi dada hoje pelo ministro Eduardo Campos ao participar de seminário sobre a nova lei de Biossegurança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo o ministro, ainda nessa semana, será lançado em parceira com o Ministério da Saúde um edital para liberação de R$ 11 milhões para essas pesquisas. O ministro disse ainda que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai verificar as necessidades dos grupos de pesquisa da área em relação a bolsas e recursos.

"Nós sabemos que existem cinco milhões de pessoas no Brasil, portadoras de doenças que levam a atrofia muscular, diabetes, Parkinson, comprometimento da medula por causa de acidentes, que têm grande perspectiva de cura. Por essa razão precisamos avançar e manter o Brasil na posição de liderança na área de biotecnologia", destacou o ministro.

A programação do evento que reuniu pesquisadores, estudantes, médicos e representantes de entidades de Defesa dos Direitos dos Deficientes, também inclui debate sobre organismos geneticamente modificados.

O diretor executivo da empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária, Geraldo Eugênio de França disse que, antes da aprovação da lei de Biossegurança, o país vivia um momento de dificuldade com a introdução da soja geneticamente modificada de forma irregular, através da compra de sementes da Argentina e do Paraguai. Segundo ele, isso trazia implicações ao país.

"Primeiro sobre a própria segurança ambiental, já que não se conhecia o impacto do vegetal sobre as outras culturas, e, depois, por causar prejuízos econômicos à indústria nacional de sementes".

Na avaliação de Geraldo, até o momento a pesquisa com transgênicos na agricultura esteve concentrada em características agronômicas, como resistência a insetos e pragas. Ele acrescentou que, numa segunda fase, serão introduzidos caracteres nutricionais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)