Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/04/2005 14:15

Anunciados R$ 11 mi para pesquisas com células-tronco

Agência Brasil

Centros de pesquisa que desenvolvem estudos com células-tronco no País vão receber investimentos do Ministério da Ciência e Tecnologia para ampliar os trabalhos científicos em busca de tratamento e cura para doenças. A informação foi dada hoje pelo ministro Eduardo Campos ao participar de seminário sobre a nova lei de Biossegurança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo o ministro, ainda nessa semana, será lançado em parceira com o Ministério da Saúde um edital para liberação de R$ 11 milhões para essas pesquisas. O ministro disse ainda que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai verificar as necessidades dos grupos de pesquisa da área em relação a bolsas e recursos.

"Nós sabemos que existem cinco milhões de pessoas no Brasil, portadoras de doenças que levam a atrofia muscular, diabetes, Parkinson, comprometimento da medula por causa de acidentes, que têm grande perspectiva de cura. Por essa razão precisamos avançar e manter o Brasil na posição de liderança na área de biotecnologia", destacou o ministro.

A programação do evento que reuniu pesquisadores, estudantes, médicos e representantes de entidades de Defesa dos Direitos dos Deficientes, também inclui debate sobre organismos geneticamente modificados.

O diretor executivo da empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária, Geraldo Eugênio de França disse que, antes da aprovação da lei de Biossegurança, o país vivia um momento de dificuldade com a introdução da soja geneticamente modificada de forma irregular, através da compra de sementes da Argentina e do Paraguai. Segundo ele, isso trazia implicações ao país.

"Primeiro sobre a própria segurança ambiental, já que não se conhecia o impacto do vegetal sobre as outras culturas, e, depois, por causar prejuízos econômicos à indústria nacional de sementes".

Na avaliação de Geraldo, até o momento a pesquisa com transgênicos na agricultura esteve concentrada em características agronômicas, como resistência a insetos e pragas. Ele acrescentou que, numa segunda fase, serão introduzidos caracteres nutricionais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)