Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André diz que exame antidoping afasta professor maconheiro de escola

Campo Grande News/ Edmir Conceição e Paula Maciulevicius - 02 de outubro de 2011 - 09:21

O governador André Puccinelli disse que não vai retirar do concurso para professores a exigência do exame antidoping (toxicológico) para detecção de uso de maconha e cocaína. “Nós não vamos retirar isso do concurso. Não quero professor maconheiro, nem cocaineiro. Eles vão ter que fazer como está no edital”, comentou.

O concurso para contratar 545 professores da rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul, que abriu inscrições no dia 26, trouxe de volta a exigência de teste toxicológico para maconha e cocaína. O teste, segundo o edital, deve fazer parte dos exames apresentados pelos candidatos aprovados, na fase de posse nos cargos.

No ano passado, o Governo do Estado já havia feito essa exigência, quando convocou 145 candidatos de um concurso feito anteriormente, mas acabou desistindo, após manifestações contrárias das entidades que representam os professores e do CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos). A exigência dos exames tem feito parte de outros processos seletivos, como o que está em cargo para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Neste novo concurso para professor, entretanto, não há objeção, segundo a secretária de Educação, Nilene Badeca. “É importante e esse exame é muito bem aceito pela população. É para a segurança dos próprios pais e alunos que sabe da exigência do governo na contratação de quem vai ensinar os filhos deles”, disse Badeca.

De acordo com a secretária de Educação, não há também nenhuma reação contrária por parte da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação). “A Fetems não colocou oposição nenhuma, sentaram para discutir o edital ponto a ponto com a secretaria de administração do governo. Eles queriam ter conhecimento, participação no edital e não levantaram nenhum questionamento, uma vez feito isso, entende-se que foi acordado”, afirmou. O secretário de Finanças da Fetems, Jaime Teixeira, porém, informou que a área jurídica da entidade sindical está analisando o assunto.

SIGA-NOS NO Google News