Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/05/2006 07:16

Anatel estuda cobrança alternativa para usuários da net

Yara Aquino/ABr

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou sob consulta pública um plano alternativo que poderá resolver o problema dos usuários de internet discada quando ocorrer a conversão de cobrança telefônica de pulso. Com a mudança no sistema de pulso para minuto ligações com mais de três minutos ficariam mais caras.

De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) numa ligação de 15 minutos, por exemplo, a conversão causaria aumento de até 120%. Uma ligação de 60 minutos ficaria até 160% mais cara. Antes mesmo de passar a valer a mudança trouxe polêmica pois, além de encarecer as ligações curtas, também prejudica os usuários de internet discada. A conversão acabou sendo adiada pelo Ministério das Comunicações por até um ano.

O Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO) mantém um sistema semelhante ao usado atualmente. Embora o minuto tenha custo menor, será cobrada uma tarifa de completamento (veja tabela). "Em essência, se mantém a estrutura do plano básico tarifado por minuto", explica o presidente da Anatel, Plínio Aguiar.

Segundo Aguiar, as concessionárias têm a obrigação de colocar à disposição dos usuários o plano alternativo. Quando for feita a conversão, o consumidor terá que ligar para a operadora e fazer a opção pelo alternativo, caso contrário, permanecerá com o plano básico. Para o Idec, as concessionárias é quem deveriam consultar os consumidores para que optem pelo plano, para evitar as dificuldades de atendimento pelas empresas.

A advogada do Idec, Daniela Trettel, afirma que o plano alternativo representa uma boa opção e alerta que os consumidores devem ficar atentos e acompanhar o perfil de consumo da suas residências antes de fazerem qualquer opção. "Para quem usa internet discada e usa geralmente horários não reduzidos compensa ficar com o plano alternativo". Outro detalhe importante, segundo ela, é que os consumidores saibam que se perceberem que a escolha feita não é a melhor é possível mudar de plano. A proposta do PASOO permanece em consulta pública até 22 de maio. Haverá ainda três audiências públicas para discutir a nova alternativa em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 28 de Maio de 2018
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)