Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 16 de outubro de 2009 - 07:23

MECA? Em cada papo ouço novos nomes de sonhadores voltados à Assembléia. O pior: gente ingênua, sem intimidade com a política e a vida pública. Olhe! Esse pessoal precisa se aconselhar com pessoas credenciadas.

PREVISÃO de candidato não pode pecar pela generosidade ou excesso de otimismo. Arrumar votos com a caneta na mão é fácil: o coitado do papel aceita tudo sem chiar. Na prática - hora da verdade - é que são elas!

CANDIDATO tem que sair com uma base segura equivalente – no mínimo - a 80% dos votos necessários para se eleger. Os restantes serão conquistados com esquemas, desempenho na campanha e estrutura financeira.

OBSERVEM: os atuais deputados estão andando por aí – na capital e interior. Eles levam vantagens: experiência, cabos eleitorais cativos, lideranças agregadas e a ajuda da exposição diária na mídia. Isso conta muito.

ELEIÇÃO mudou muito. Não é como antes, onde cada qual tinha seu reduto intocável. Hoje os pára-quedistas acham um jeito de entrar nesta ou aquela cidade. E os meios de comunicação acabam facilitando essa ação.

LEMBRETE: candidato não pode ficar dependente de sindicatos, entidades ou determinado segmento social. Não há mais unanimidade; os interessantes conflitantes e suas lideranças olhando o próprio umbigo. Sacou?

CANDIDATO é como piloto de avião. Tem que checar as condições do tempo, o “tanque de combustível” e a “distância do destino”. Na pista da Assembléia só pousam “Aerbus”; sem espaço para “monomotor”.

NHENHENHÉM No lamento dos candidatos perdedores os argumentos coincidem: traição, falta de dinheiro, erro de estratégia e concorrência de$leal na reta de chegada. Uns conformados...outros revoltados. É o jogo!

DESEJADO Muitos suplentes, por motivos diversos, acabaram assumindo o Senado e o assunto andou sendo explorado pela mídia. O que antes era um fato que passava quase que despercebido, hoje está sendo vigiado.

O DINAMISMO da política, aliado as articulações do poder, vem atraindo gente sem grande tradição na política, mas especialista em determinado segmento de atividade. Alguns se dão bem, outros nem sempre.

A ESCOLHA dos dois suplentes no Brasil é exclusiva do partido. Nos “States”, no caso de vacância, cabe ao governador do Estado indicar o nome que quiser. Uma escolha pessoal, onde o partido não é consultado.


QUANTO aos possíveis suplentes ao Senado no MS. nada definido. Mas as escolhas devem ser pautadas no critério de acomodação de grupos e de partidos da coligação. Surpresas não estão descartadas.

MÃE DE LEITE Quem conta é Lúdio Coelho. Mãe Joaquina (beneficiada pela Lei do Ventre Livre) amamentou11 dos 12 integrantes da prole, dos quais 6 ainda estão vivos. Adelaide, a irmã, completou 97 anos de idade.

ESSA CAIXA... Só propaganda! Está atraindo a ira dos aposentados com sua greve. Sem receber a grana, eles estão recorrendo aos agiotas e financeiras para conseguir pagar suas contas. E ninguém fala nada...

DANUZA LEÃO: “...A voz, o olhar e o dedo de Dilma, e a segurança com que ela vocifera suas verdades, são tão quase apavorantes quanto a voz e o olhar de Collor, quando ele é possuído...”

NA ESTRADA Lula andando por aí de mãos dadas com a Dilma. A sinalização de campanha antecipada é evidente. Daqui pra frente precisamos estar preparados para ver de tudo. É segurar na cadeira e...na mão de Deus.

DILMA & TEMER Apesar da mágica do fotoshop, a dupla passa imagem de soberba e antipatia. Para complicar, o timbre de voz deles não é agradável. Será que vão superar tudo isso no horário eleitoral no rádio e TV?

MEMÓRIA O PMDB tinha Ulysses candidato e o maior tempo disponível. O resultado nas urnas foi um desastre. Tudo que é demais cansa. Dilma e Temer poderão ser vítimas dessa reação do telespectador (eleitor).

MANCADA O Governo recuou. A devolução do IR sairá ainda neste ano. Na sua época de candidato Lula pregava alíquotas menores e rapidez na devolução. Como se diz: criticar é muito fácil. Fazer é que são elas.

MUDANÇA Assembléia está aprovando projeto do deputado Rigo para aumentar de 3 para 6 o número de auditores do TC. Mas eis o X da questão: haverá concurso público e o nível superior é obrigatório aos candidatos.

PROJETOS Estive na Câmara da capital, conversei com vários edis. Alguns taxativos, outros sutis. Vislumbrei neles o traço comum: projeto para a Assembléia em 2010. Não podem ser ignorados e sim respeitados.

“SESSÃO CORRIDA” Dos 59 senadores, 30 tentarão a reeleição e 16 ainda indecisos.
18 deles da base governista e 12 da oposição. Engraçado...o pessoal reclama do estresse, etc e tal, mas ninguém quer ir pra casa.









O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos com autoria

SIGA-NOS NO Google News