Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ameaças virtuais estão em queda na rede do TJMS

TJMS - 27 de julho de 2007 - 06:48

O aprimoramento das defesas e algumas novas rotinas de uso contribuíram significativamente para a queda nos índices de problemas com invasão e infecção de vírus no sistema virtual do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Desde o ano passado a Secretaria de Informática vem trabalhando com diversas ações que visam tornar pouco vulnerável a rede de dados do Poder Judiciário. Entre os destaques estão a substituição de equipamentos obsoletos que não suportavam sistemas seguros.

Todas as máquinas que operam com as versões antigas do sistema operacional Windows 98 estão sendo trocadas e agora serão utilizadas apenas máquinas com Windows 2000 e XP. Isso facilita atualização dos sistemas, que automaticamente diminuem o risco de vírus e invasões à rede. De acordo com o Diretor do Departamento de Infra-Estrutura e Tecnologia, Marcus Vinicius Paraguassu, isso representa uma diminuição no risco de invasões de 50% para cerca de 10% na vulnerabilidade.

A preocupação com a informatização, que em agosto chegará a 100% das comarcas no estado, obrigou a Secretaria de Informática do TJ a aprimorar técnicas e tecnologias para garantir a segurança do conteúdo de sua rede de informática, que processa hoje mais de meio milhão de ações.

Os vírus podem vir pelos sucessivos acessos na rede e se aproveitam dos acessos a sites não seguros. Além disso, portais como Google, Orkut, mensagens instantâneas, download, criação de contas, senhas, pastas, e-mails recebidos e enviados são, dentre outros meios propícios à invasão. Por estes motivos, as políticas de acessos autorizados no TJMS são limitados às necessidades específicas da rotina de trabalho, evitando transtornos. O risco de infecção é maior em locais que permitem navegação livre para seus funcionários.

Há também os chamados hackers, especialistas em informática que usam seus conhecimentos para invadir os sistemas de computação e infeccioná-los. Para evitar esse tipo de transtorno, o TJMS mantém as atualizações dos programas, para fechar portas abertas, nas quais as invasões são mais prováveis.

Além disso, toda a movimentação processual é copiada (backup) diariamente, para evitar perdas. O TJMS tem consciência dos perigos do mundo virtual e têm tomado precauções adquirindo, instalando e mantendo os serviços de antivírus em computadores. Além de monitorar e detecta o mau uso de máquinas e equipamentos.

Ainda, com o objetivo de proteger o ambiente da rede, o TJ tem proteções contra ataques e publicidades não autorizadas, verificação de reputação dos sites visitados (bloqueados por palavras pré-estabelecidas) e outras pragas eletrônicas. Segundo do Diretor da Secretaria de Informática, Lício Sérgio Ferraz de Brito, não são poupados esforços para garantir a integridade, a segurança e a qualidade nos serviços aos jurisdicionados e à população.


Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

SIGA-NOS NO Google News