Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/07/2007 06:48

Ameaças virtuais estão em queda na rede do TJMS

TJMS

O aprimoramento das defesas e algumas novas rotinas de uso contribuíram significativamente para a queda nos índices de problemas com invasão e infecção de vírus no sistema virtual do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Desde o ano passado a Secretaria de Informática vem trabalhando com diversas ações que visam tornar pouco vulnerável a rede de dados do Poder Judiciário. Entre os destaques estão a substituição de equipamentos obsoletos que não suportavam sistemas seguros.

Todas as máquinas que operam com as versões antigas do sistema operacional Windows 98 estão sendo trocadas e agora serão utilizadas apenas máquinas com Windows 2000 e XP. Isso facilita atualização dos sistemas, que automaticamente diminuem o risco de vírus e invasões à rede. De acordo com o Diretor do Departamento de Infra-Estrutura e Tecnologia, Marcus Vinicius Paraguassu, isso representa uma diminuição no risco de invasões de 50% para cerca de 10% na vulnerabilidade.

A preocupação com a informatização, que em agosto chegará a 100% das comarcas no estado, obrigou a Secretaria de Informática do TJ a aprimorar técnicas e tecnologias para garantir a segurança do conteúdo de sua rede de informática, que processa hoje mais de meio milhão de ações.

Os vírus podem vir pelos sucessivos acessos na rede e se aproveitam dos acessos a sites não seguros. Além disso, portais como Google, Orkut, mensagens instantâneas, download, criação de contas, senhas, pastas, e-mails recebidos e enviados são, dentre outros meios propícios à invasão. Por estes motivos, as políticas de acessos autorizados no TJMS são limitados às necessidades específicas da rotina de trabalho, evitando transtornos. O risco de infecção é maior em locais que permitem navegação livre para seus funcionários.

Há também os chamados hackers, especialistas em informática que usam seus conhecimentos para invadir os sistemas de computação e infeccioná-los. Para evitar esse tipo de transtorno, o TJMS mantém as atualizações dos programas, para fechar portas abertas, nas quais as invasões são mais prováveis.

Além disso, toda a movimentação processual é copiada (backup) diariamente, para evitar perdas. O TJMS tem consciência dos perigos do mundo virtual e têm tomado precauções adquirindo, instalando e mantendo os serviços de antivírus em computadores. Além de monitorar e detecta o mau uso de máquinas e equipamentos.

Ainda, com o objetivo de proteger o ambiente da rede, o TJ tem proteções contra ataques e publicidades não autorizadas, verificação de reputação dos sites visitados (bloqueados por palavras pré-estabelecidas) e outras pragas eletrônicas. Segundo do Diretor da Secretaria de Informática, Lício Sérgio Ferraz de Brito, não são poupados esforços para garantir a integridade, a segurança e a qualidade nos serviços aos jurisdicionados e à população.


Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)