Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/03/2005 10:01

Amazônia é área de maiores terremotos do Brasil

Thaís Brianezi/ABr

O nordeste é a região brasileira onde os terremotos são mais freqüentes, mas é na Amazônia onde apresentam maior magnitude. A constatação é do romeno Vasile Marza, coordenador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

O terremoto de maior potencial destrutivo já identificado no Brasil atingiu o município de Porto dos Gaúchos, no norte do Mato Grosso, em 1955. Pontuou 6,6 na escala Richter, que vai até dez. No mundo, o recorde é do terremoto que em 1990 causou estragos no Chile: 9,9 pontos na escala Richter.

Segundo Marza, 99,4% dos abalos sísmicos acontecem nas bordas das placas tectônicas, cujas movimentações e acomodações provocam os tremores na superfície da terra. O Brasil fica sobre uma única e grande placa tectônica, a Placa Sul-Americana. "É por isso que os terremotos aqui não são motivo de grande preocupação. Mesmo os da Amazônia, apesar de
terem maior magnitude, são mais profundos, então causam menos efeitos na superfície. Além disso, geralmente ocorrem em áreas despovoadas", explicou o sismólogo.

O último terremoto registrado no Brasil, no dia 8 de fevereiro deste ano, teve como epicentro o município de São Gabriel da Cachoeira, no norte do Amazonas. Atingiu 4,4 pontos na escala Richter.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)