Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

28/11/2003 08:12

Amanhã é o Dia D contra a dengue

Irene Lôbo/ABr

Acontecerá amanhã mais um “Dia D contra a Dengue”, uma campanha nacional para mobilizar a população a desenvolver ações de prevenção contra a doença.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, abrirá as atividades do Dia D no Rio de Janeiro, onde será realizado um mutirão de limpeza às 9 horas no bairro de Acari. No ano passado, milhões de pessoas em todo o Brasil participaram do Dia D, limpando casas, ruas, recolhendo lixo e organizando manifestações para informar sobre os riscos da dengue.

A estratégia teve reflexos na melhoria do quadro da doença. Em relação ao ano passado, houve uma diminuição de 61,9% dos casos em todo o Brasil. Entre janeiro e setembro de 2003, foram notificados 298.135 casos, contra 768 mil registros no ano passado. As maiores reduções foram no estado do Rio de Janeiro (-96%) e Pernambuco (-80,16%) e no Distrito Federal (-88,22%).

Mas alguns estados ainda preocupam. O Amapá teve um aumento de 11,26% nos registros de dengue este ano; o Paraná registrou 78,75% casos a mais e o Ceará aumentou em 70,62%, o que reforça a idéia de que as ações de controle da doença não podem ser abandonadas.

O Dia D é umas das principais ações da campanha publicitária de combate à dengue, que este ano terá o slogan “Não dê chance para a dengue”. Serão investidos R$ 12 milhões apenas na divulgação do Dia D. A mobilização é uma das ações previstas no Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), lançado em julho de 2002.

Amanhã, a população deve certificar-se que as caixas d’água estão adequadamente vedadas, colocar areia nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar o lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, jogar fora entulhos acumulados nos quintais, entre outras orientações já bastante difundidas pelo MS os meios de comunicação.

A execução dessas recomendações é a melhor maneira de eliminar os potenciais criadouros do mosquito, o que pode prevenir a ocorrência de surtos e garantir um verão tranqüilo a todos os brasileiros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Setembro de 2020
Terça, 22 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)