Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amanhã é o Dia D contra a dengue

Irene Lôbo/ABr - 28 de novembro de 2003 - 08:12

Acontecerá amanhã mais um “Dia D contra a Dengue”, uma campanha nacional para mobilizar a população a desenvolver ações de prevenção contra a doença.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, abrirá as atividades do Dia D no Rio de Janeiro, onde será realizado um mutirão de limpeza às 9 horas no bairro de Acari. No ano passado, milhões de pessoas em todo o Brasil participaram do Dia D, limpando casas, ruas, recolhendo lixo e organizando manifestações para informar sobre os riscos da dengue.

A estratégia teve reflexos na melhoria do quadro da doença. Em relação ao ano passado, houve uma diminuição de 61,9% dos casos em todo o Brasil. Entre janeiro e setembro de 2003, foram notificados 298.135 casos, contra 768 mil registros no ano passado. As maiores reduções foram no estado do Rio de Janeiro (-96%) e Pernambuco (-80,16%) e no Distrito Federal (-88,22%).

Mas alguns estados ainda preocupam. O Amapá teve um aumento de 11,26% nos registros de dengue este ano; o Paraná registrou 78,75% casos a mais e o Ceará aumentou em 70,62%, o que reforça a idéia de que as ações de controle da doença não podem ser abandonadas.

O Dia D é umas das principais ações da campanha publicitária de combate à dengue, que este ano terá o slogan “Não dê chance para a dengue”. Serão investidos R$ 12 milhões apenas na divulgação do Dia D. A mobilização é uma das ações previstas no Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), lançado em julho de 2002.

Amanhã, a população deve certificar-se que as caixas d’água estão adequadamente vedadas, colocar areia nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar o lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, jogar fora entulhos acumulados nos quintais, entre outras orientações já bastante difundidas pelo MS os meios de comunicação.

A execução dessas recomendações é a melhor maneira de eliminar os potenciais criadouros do mosquito, o que pode prevenir a ocorrência de surtos e garantir um verão tranqüilo a todos os brasileiros.

SIGA-NOS NO Google News