Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/10/2016 09:00

Amamentação

Guia da Maternidade

O leite materno é o alimento mais perfeito para a saúde do bebê no primeiro ano de vida, pois a sua composição é específica e sutilmente modificada de acordo com suas necessidades.

Há um determinismo biológico, especialmente do ponto de vista nutricional e imune, que torna incontestável o leite materno como o melhor alimento para a criança nos primeiros anos de vida, que podem prevenir doenças agudas na infância e crônicas não transmissíveis na vida adulta.

A literatura aponta que a saúde do bebê é determinada desde o momento da concepção, a partir das condições maternas (estado nutricional e nutrição) e se estende por toda a gestação. O impacto nutricional continua no período pós-natal e a ingestão adequada de nutrientes no primeiro ano de vida é fundamental para que o crescimento e desenvolvimento ocorram de acordo com as expectativas previstas.

A sua importância do ponto de vista psicológico está associada ao contato físico e emocional entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo entre eles e contribuindo para o desenvolvimento e capacitação para o convívio externo.

Há quem fale em “gestação de 15 meses”, dando a entender que o bebê precisaria desse período de amamentação exclusiva por seis meses após os nove meses de gestação para que sua formação fosse completa. Nesse período é como se um cordão umbilical fosse conectado várias vezes ao dia, para que o bebê continuasse recebendo substratos para prosseguir com seu desenvolvimento, além do calor e do carinho materno. Esta “fase externa da gestação” seria determinante para o resto da vida da criança. E o aleitamento materno, fundamental para que este desenvolvimento ocorresse de forma plena.

Essa prática do aleitamento também é vantajosa economicamente para família, uma vez que o gasto mensal poderia chegar a um percentual significativo da renda familiar se fossem utilizadas fórmulas industrializadas e outros substitutos do leite materno.

Sendo assim, o aleitamento materno representa o modo mais natural e seguro de alimentação para a criança pequena, devendo ser exclusivo até os seis meses, por sua capacidade de proporcionar vantagens nutricionais, imunológicas, psicológicas e econômicas reconhecidas e inquestionáveis.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)