Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/02/2015 09:09

Alunos protestam contra aumento de 12% na mensalidade dos cursos

Campo Grande News

Pelo menos 200 estudantes estão reunidos desde às 7h em frente ao DCA (Departamento de Controle Acadêmicos) da Uniderp Anhanguera, em protesto contra o reajuste da mensalidade deste ano, que eles alegam ter subido mais de 12%. Os alunos dizem que só vão deixar o local com a presença da reitora.

Na noite de ontem cerca de 300 pessoas entre estudantes, pais e advogados participaram de uma reunião na universidade com representantes do DCE (Diretório Central Estudantil). Eles pediam a presença da reitora Prof. Leocádia Aglaé Petry Leme, que não compareceu ao local.

Isso gerou o protesto de hoje. Os alunos impediram o atendimento desta manhã no DCA, onde é feito a validação do FIes (Financiamento Estudantil) tanto de veteranos quanto de calouros. Dois funcionários da Uniderp, que não quiseram se manifestar, pediram para que os alunos deixassem o local e se reunísse em uma sala, diante da negativa, afirmaram que a reitora irá recebê-los.

O protesto acontece com gritos de palavras de ordem que pedem a presença da reitora e a redução no preço da mensalidade. De acordo com um advogado dos alunos, o reajuste deste ano foi de 12,02%, comparando a mensalidade de calouros com veteranos.

Adriana de Matos, mãe de aluno e advogada, mora no Mato Grosso e foi até o local para resolver com a universidade questões sobre a matricula de sua filha. "Moro há mais e 800 km daqui e vim só pra fazer o Fies da minha filha, estou perdendo um dia de trabalho por causa dessa manifestação", disse.

Já a estudante do curso de Medicina, Ana Carolina Neto, disse que os alunos "estão indignados com o preço da mensalidade. Nós temos direito de sermos atendido pela reitora, por que queremos explicações sobre esse preço absurdo que pagamos na mensalidade".

Os alunos ainda alegam que o aumento no preço das mensalidades justificaria a construção de um laboratório de habiliudades médicas do curso de Medicina, que deveria ter ficado pronto no ano passado. Eles ainda afirma que utilizam laboratório velhos e materiais sucateados.

Posicionamento Anhanguera - Em nota, a universidade afirmou que as mensalidades não são mais cobertas integralmente pelo Fies devido a mudanças implantadas, neste ano, pelo MEC. E que se os alunos formarem uma comissão, serão atendidos pela reitoria.

"Embora tenha havido o compromisso contratual do Governo junto aos alunos em financiar o mesmo percentual da mensalidade a cada semestre, que inclui o reajuste legal previsto no art. 1º da Lei 9.870/99, houve uma alteração promovida pelo MEC que limitou este valor, descumprindo este compromisso", diz a nota.

"Por lei e contratualmente, a diferença é devida pelo aluno à instituição, mas estamos seriamente empenhados em buscar alternativas para garantir que os estudantes sigam seus estudos normalmente", finaliza o texto da universidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)