Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alunos de comunicação participam de treinamento militar

Caio D'Arcanchy /ABr - 23 de setembro de 2004 - 13:08

Formosa (GO) - Termina hoje o treinamento militar no Campo de Instrução de Formosa (GO), que vem sendo realizado desde domingo (18). Cerca de 30 estudantes de comunicação social de Brasília participaram das atividades junto com 1.200 militares, uma experiência inédita para o Exército brasileiro. Alunos de jornalismo cobriram um conflito hipotético, enquanto estudantes de publicidade realizaram campanhas para trabalhar a imagem da instituição no suposto conflito.

Para o exercício em Formosa foram utilizados três aviões, equipamentos de guerra eletrônica, esquadrão de choque, policiamento do Exército e tropas de outras guarnições. Entre os exercícios simulados, houve resgate de reféns, ataques contra posições terroristas e controle da zona de conflito.

De acordo com o Comando Militar do Planalto (CMP), responsável pela operação, o treinamento é voltado para a garantia da lei e da ordem. Pela Constituição, compete ao presidente da República o emprego das Forças Armadas na defesa da pátria e na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, além da participação em operações de paz. O envio de tropas ao Haiti, com o objetivo de comandar a tropa de paz das Nações Unidas naquele país, é um exemplo desse tipo de ação.

Segundo o tenente-coronel Mendes, chefe da Comunicação Social do CMP, a participação de estudantes no treinamento foi uma oportunidade para o Exército saber como lidar com jornalistas numa situação real de conflito. “É uma troca de experiências muito válida”, afirmou. O coronel acrescentou que o treinamento poderá ser repetido nos próximos anos, mas ainda não é certo.

Juliana Patriota, uma das estudantes que participou das atividades, explicou que seu objetivo era conhecer a realidade de uma área militar em plena atividade. “Estou analisando a visão dos militares sobre a comunicação social. A gente vê o Exército muito fechado, por isso eu quis vir aqui para entender como é que funciona”.

Nesta quinta-feira, o Comando Militar do Planalto realiza ação "cívico-social" na cidade de Formosa. Uma exposição de uniformes e utensílios militares foi montada na praça central da cidade. Além disso, os militares prestam atendimento médico gratuito à população e recolhem alimentos não perecíveis para entidades carentes.

SIGA-NOS NO Google News