Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aluno que estudou na Capital tem maior nota da Unicamp

Aline dos Santos/Campo Grande News - 15 de fevereiro de 2007 - 09:42

Agora, João decide entre cursos na USP ou UnicampUnicamp
Agora, João decide entre cursos na USP ou UnicampUnicamp

O estudante que obteve a maior nota do Vestibular Nacional Unicamp 2007, 759,57 pontos, cursou o Ensino Médio no Colégio Militar de Campo Grande. João Francisco Ferreira de Souza, de 17 anos, nasceu em Belo Horizonte (Minas Gerais), mas morou os últimos cinco anos na Capital de Mato Grosso do Sul. O vestibular ofereceu 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No total, 50.199 candidatos se inscreveram no processo seletivo, que teve provas em 19 de novembro de 2006 e de 14 a 17 de janeiro de 2007. A nota média na segunda fase foi 500. A maior pontuação obtida em toda a história do processo seletivo foi 765.

Além da Unicamp, onde foi aprovado para o curso de Engenharia Química, João Francisco passou no processo de seleção da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). Já em São Paulo, para onde se mudou no início do ano com os pais e a irmã, ele conta que não esperava um resultado tão bom no vestibular. “Soube da aprovação no dia 6 e na segunda-feira chegou a nota. Não esperava o primeiro lugar”.

O jovem não fez cursinho pré-vestibular e montou uma rotina de estudo. “Em média, estudava três horas por dia, mas dependendo da demanda de conteúdo passava até quatro horas estudando”, afirma. De acordo com o site UOL, por ter cursado os três anos do Ensino Médio em escola pública, o jovem teve direito aos 30 pontos do Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social). Além disso, contou com mais 10 pontos relativos à auto declaração de cor/raça.

João Francisco foi aprovado em engenharia mecatrônica na USP. Matriculado nela e na Unicamp, tem até o próximo dia 26 para escolher uma das duas. Indeciso, ele já visitou as duas universidades. De acordo com ele, a família evita interferir na escolha. “Eles falaram que ninguém pode decidir por mim”, pondera.

SIGA-NOS NO Google News