Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/02/2007 09:42

Aluno que estudou na Capital tem maior nota da Unicamp

Aline dos Santos/Campo Grande News
Agora, João decide entre cursos na USP ou UnicampUnicampAgora, João decide entre cursos na USP ou UnicampUnicamp

O estudante que obteve a maior nota do Vestibular Nacional Unicamp 2007, 759,57 pontos, cursou o Ensino Médio no Colégio Militar de Campo Grande. João Francisco Ferreira de Souza, de 17 anos, nasceu em Belo Horizonte (Minas Gerais), mas morou os últimos cinco anos na Capital de Mato Grosso do Sul. O vestibular ofereceu 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No total, 50.199 candidatos se inscreveram no processo seletivo, que teve provas em 19 de novembro de 2006 e de 14 a 17 de janeiro de 2007. A nota média na segunda fase foi 500. A maior pontuação obtida em toda a história do processo seletivo foi 765.

Além da Unicamp, onde foi aprovado para o curso de Engenharia Química, João Francisco passou no processo de seleção da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). Já em São Paulo, para onde se mudou no início do ano com os pais e a irmã, ele conta que não esperava um resultado tão bom no vestibular. “Soube da aprovação no dia 6 e na segunda-feira chegou a nota. Não esperava o primeiro lugar”.

O jovem não fez cursinho pré-vestibular e montou uma rotina de estudo. “Em média, estudava três horas por dia, mas dependendo da demanda de conteúdo passava até quatro horas estudando”, afirma. De acordo com o site UOL, por ter cursado os três anos do Ensino Médio em escola pública, o jovem teve direito aos 30 pontos do Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social). Além disso, contou com mais 10 pontos relativos à auto declaração de cor/raça.

João Francisco foi aprovado em engenharia mecatrônica na USP. Matriculado nela e na Unicamp, tem até o próximo dia 26 para escolher uma das duas. Indeciso, ele já visitou as duas universidades. De acordo com ele, a família evita interferir na escolha. “Eles falaram que ninguém pode decidir por mim”, pondera.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)