Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aluna da Rede Estadual de Ensino vai representar MS no Parlamento Jovem Brasileiro

Bianca de Freitas Caruso , noticias ms - 17 de agosto de 2011 - 08:34

SED
SED

Campo Grande (MS) - A estudante de 17 anos Vanessa Kazuko Grauth, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, localizado no Conjunto Coophatrabalho está entre os 77 estudantes que foram selecionados para participar da 8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O Projeto de Lei apresentado por ela propõe a alteração dos artigos 26, 35 e 36 da LDB - Lei n. 9394/96 para tornar obrigatório o ensino de Noções de Organização do Estado, Direito do Consumidor e Direito Ambiental nas escolas.



No período de 26 a 30 de setembro, a estudante terá a oportunidade de conhecer o dia a dia dos deputados federais e a vivência do processo democrático, em Brasília. “Acredito que voltarei com uma bagagem muito grande de conhecimento”, diz Vanessa. Durante os cinco dias da legislatura, o trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.



Em visita à Secretaria de Estado de Educação (SED), Vanessa foi recebida pela secretária de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa que desejou sucesso e boa viagem à estudante.



O diretor da EE Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldeli disse que “na volta da viagem, Vanessa apresentará as atividades e os temas trabalhados em Brasília para os outros alunos. Eles se sentem valorizados por ter uma colega representando o Estado”.



Desde 2009, a escola que atende cerca de 200 estudantes no Programa Ensino Médio Inovador tem representantes no Parlamento Jovem. Os alunos são estimulados a participar e contam com apoio dos professores. Eles passam nove horas por dia na escola e, no contraturno das aulas, os estudantes do 1º e 2º anos contam com oficinas de cartografia, física e química experimental, atletismo, judô, xadrez e teatro. Já os alunos do 3º ano frequentam as aulas do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).



Parlamento Jovem Brasileiro



Os projetos de lei apresentados pelos estudantes participantes seguem cinco temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Podem participar jovens entre 16 e 22 anos que estejam frequentando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em escola pública ou particular.



As proposições selecionadas pelas escolas seguem para as Secretariais Estaduais de Educação que escolhem o representante de cada unidade da federação. Este ano, a SED recebeu 20 trabalhos e encaminhou cinco para o Consed, responsável pelo encaminhamento dos projetos à Câmara dos Deputados. Uma comissão formada por servidores da área legislativa da Casa seleciona os vencedores. O número de parlamentares jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.



Fonte: SED


SIGA-NOS NO Google News