Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/08/2011 08:34

Aluna da Rede Estadual de Ensino vai representar MS no Parlamento Jovem Brasileiro

Bianca de Freitas Caruso , noticias ms
SEDSED

Campo Grande (MS) - A estudante de 17 anos Vanessa Kazuko Grauth, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, localizado no Conjunto Coophatrabalho está entre os 77 estudantes que foram selecionados para participar da 8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O Projeto de Lei apresentado por ela propõe a alteração dos artigos 26, 35 e 36 da LDB - Lei n. 9394/96 para tornar obrigatório o ensino de Noções de Organização do Estado, Direito do Consumidor e Direito Ambiental nas escolas.



No período de 26 a 30 de setembro, a estudante terá a oportunidade de conhecer o dia a dia dos deputados federais e a vivência do processo democrático, em Brasília. “Acredito que voltarei com uma bagagem muito grande de conhecimento”, diz Vanessa. Durante os cinco dias da legislatura, o trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.



Em visita à Secretaria de Estado de Educação (SED), Vanessa foi recebida pela secretária de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa que desejou sucesso e boa viagem à estudante.



O diretor da EE Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldeli disse que “na volta da viagem, Vanessa apresentará as atividades e os temas trabalhados em Brasília para os outros alunos. Eles se sentem valorizados por ter uma colega representando o Estado”.



Desde 2009, a escola que atende cerca de 200 estudantes no Programa Ensino Médio Inovador tem representantes no Parlamento Jovem. Os alunos são estimulados a participar e contam com apoio dos professores. Eles passam nove horas por dia na escola e, no contraturno das aulas, os estudantes do 1º e 2º anos contam com oficinas de cartografia, física e química experimental, atletismo, judô, xadrez e teatro. Já os alunos do 3º ano frequentam as aulas do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).



Parlamento Jovem Brasileiro



Os projetos de lei apresentados pelos estudantes participantes seguem cinco temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Podem participar jovens entre 16 e 22 anos que estejam frequentando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em escola pública ou particular.



As proposições selecionadas pelas escolas seguem para as Secretariais Estaduais de Educação que escolhem o representante de cada unidade da federação. Este ano, a SED recebeu 20 trabalhos e encaminhou cinco para o Consed, responsável pelo encaminhamento dos projetos à Câmara dos Deputados. Uma comissão formada por servidores da área legislativa da Casa seleciona os vencedores. O número de parlamentares jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.



Fonte: SED


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)