Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alencar quer mudanças na ''filosofia do regime de juros"

Cristina Índio do Brasil/ABr - 14 de setembro de 2004 - 09:22

O vice-presidente José Alencar defendeu ontem mudanças na filosofia brasileira do regime de juros. Segundo ele, "o atual regime não atende ao elevado interesse nacional e não tem semelhança com qualquer outro em nenhuma parte".

“O Copom (Comitê de Política Monetária) define a taxa básica Selic mensalmente porque tem uma decisão com base na política monetária. Política monetária, que pretende achatar o consumo para combater a inflação. Só que o Brasil é um país de subconsumo e não se pode achatar o consumo de quem não consome. É preciso que tenhamos uma política diferente de combate à inflação”, afirmou.

Alencar destacou que "é preciso deixar o Brasil crescer a produção com o custo de capital mais econômico, como forma de facilitar a queda de preços, para que as atividades produtivas possam ser competitivas e vendam produtos cada vez a menores preços para a população. A decisão do Copom está embasada numa filosofia de política monetária que provavelmente o leve a mexer na taxa de juros para cima ou para baixo. Isso é natural. O que eu digo é que nós precisamos, brasileiros como um todo, nos conscientizarmos de que o Brasil precisa alterar esse regime de juros”.

O vice-presidente considera ineficaz qualquer mudança na periodicidade das reuniões do Copom. “Acho que isso, de certa forma, é irrelevante porque se há pressão mensal passa a haver pressão bimensal. O importante é a filosofia contra o regime de juros. O próprio "Risco Brasil" advém dessas próprias taxas de juros. Eu digo que a gente precisa mudar o regime de juros do Brasil”, afirmou.

José Alencar deu as declarações após visitar a Feira da ExpoAbras 2004, no Riocentro.


SIGA-NOS NO Google News