Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/09/2004 09:22

Alencar quer mudanças na ''filosofia do regime de juros"

Cristina Índio do Brasil/ABr

O vice-presidente José Alencar defendeu ontem mudanças na filosofia brasileira do regime de juros. Segundo ele, "o atual regime não atende ao elevado interesse nacional e não tem semelhança com qualquer outro em nenhuma parte".

“O Copom (Comitê de Política Monetária) define a taxa básica Selic mensalmente porque tem uma decisão com base na política monetária. Política monetária, que pretende achatar o consumo para combater a inflação. Só que o Brasil é um país de subconsumo e não se pode achatar o consumo de quem não consome. É preciso que tenhamos uma política diferente de combate à inflação”, afirmou.

Alencar destacou que "é preciso deixar o Brasil crescer a produção com o custo de capital mais econômico, como forma de facilitar a queda de preços, para que as atividades produtivas possam ser competitivas e vendam produtos cada vez a menores preços para a população. A decisão do Copom está embasada numa filosofia de política monetária que provavelmente o leve a mexer na taxa de juros para cima ou para baixo. Isso é natural. O que eu digo é que nós precisamos, brasileiros como um todo, nos conscientizarmos de que o Brasil precisa alterar esse regime de juros”.

O vice-presidente considera ineficaz qualquer mudança na periodicidade das reuniões do Copom. “Acho que isso, de certa forma, é irrelevante porque se há pressão mensal passa a haver pressão bimensal. O importante é a filosofia contra o regime de juros. O próprio "Risco Brasil" advém dessas próprias taxas de juros. Eu digo que a gente precisa mudar o regime de juros do Brasil”, afirmou.

José Alencar deu as declarações após visitar a Feira da ExpoAbras 2004, no Riocentro.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)