Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alencar discute, na Rússia, embargo da carne brasileira

Carolina Pimentel/ABr - 10 de outubro de 2004 - 08:34

O vice-presidente da República, José Alencar, inicia na próxima semana uma viagem oficial a três países europeus - Rússia, Romênia e Portugal. Na capital russa, Alencar presidirá, pelo lado brasileiro, a terceira reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, na terca-feira. Presidindo a parte russa estará o primeiro-ministro, Mikhail Fradkov. Criada em 1997, a Comissão tem como objetivo aprofundar as relações comerciais e políticas entre os dois países.

Um dos temas que deve ser discutido no encontro é o embargo imposto pelas autoridades russas à importacao de carne bovina brasileira depois da descoberta de um caso de febre aftosa no Amazonas. A área não é considerada livre da doença e nem exportadora. Segundo o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes, além de agilizar o fim do embargo, o governo brasileiro vai propor aos russos que retirem o fator de origem ao calcularem as cotas para a carne bovina. Fortes explicou que o fator determina quanto a Rússia irá comprar de cada país.

De acordo com ele, com este tipo de divisão a Rússia acabou estabelecendo cotas melhores para os Estados Unidos e a Europa, o que prejudica o acesso do Brasil ao mercado russo. Fortes disse, ainda, que o privilégio dado aos norte-americanos e europeus pode estar refletindo a posição do governo russo sobre seu processo de entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC). "O governo russo estaria considerando o voto americano e os votos europeus importantes para sua entrada", destacou o secretário.

Fortes ressalta que o Brasil quer tratamento igualitário." A entrada da Rússia na OMC é fator chave e vai determinar a evolução dessas negociações. O que nós pretendemos é que o tratamento dado ao Brasil não seja prejudicial ao país", destacou. Em contrapartida, os russos mostram interesse em obter uma posição "objetiva" do Brasil em relacao a sua entrada na OMC, segundo o secretário.

O governo também quer aumentar as exportacões de outros produtos brasileiros (açúcar, café, tabaco) e introduzir novos, como software bancário - a Rússia tem sérios problemas na área de seguranca bancária, movimentação financeira. " O Brasil é considerado hoje um dos líderes mundiais na área de software bancário", destacou Fortes. De janeiro a julho deste ano, os negócios entre Brasil e Rússia movimentaram US$ 1,2 bilhão. "São dois parceiros que se querem muito bem", disse.


SIGA-NOS NO Google News