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07/08/2015 17:00

Além da vitamina C, veja outros nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade

Saúde Plena

Durante o inverno, é muito comum aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que é muito conhecida por ser uma grande aliada na prevenção de gripes e resfriados. Alguns outros nutrientes como a vitamina A, o zinco e o pigmento natural antocianina, que dá coloração vermelho arroxeada a diversos alimentos, também podem contribuir para aumentar a imunidade do organismo. “Podemos encontrar a vitamina A, principalmente, na abóbora, brócolis, mamão, manga e fígado de boi. Já o zinco está presente nas oleaginosas, por exemplo, nozes e castanhas, além da carne bovina e de frango. Cereja, jabuticaba, morango, berinjela e beterraba são as principais fontes de antocianina”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira. Vejamos alguns dos benefícios de cada um dos nutrientes e onde mais podemos achá-los:

Antocianina: além de atuar no sistema imunológico, é um importante antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Alimentos com cor vermelho arroxeada como açaí, cereja, amora, framboesa, uvas, mirtilo, figo, jabuticaba, berinjela e beterraba são ricos nessa substância natural.

Vitamina A: além de ajudar a prevenir gripes e resfriados, a vitamina A é excelente para a saúde da visão. Ela pode ser encontrada nos alimentos que apresentam cores vivas e fortes, como abóbora, brócolis, cenoura, mamão, manga e fígado de boi.

Zinco: é fundamental na ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos. Oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, carne bovina e de frango, além de alimentos integrais, são as principais fontes desse nutriente.

Lívia dá ainda uma receita de como preparar um molho picante de cereja, que pode ser servido sobre o frango, peixe ou carne de porco.

Ingredientes:

» 3 xícaras (chá) de cerejas americanas frescas
» ½ xícara (chá) de vinho branco seco
» ¼ xícara (chá) de cebola picada
» 2 colheres (sopa) de mel
» 2 colheres (sopa) de suco de limão
» 1 dente de alho pequeno picado
» 1 colher (chá) de casca de limão ralada
» ¼ colher (chá) pimentões vermelhos secos e picados
» ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver. Reduza o fogo, mexa sempre e cozinhe com a panela destampada por 30 minutos ou até engrossar.

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