Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

07/08/2015 17:00

Além da vitamina C, veja outros nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade

Saúde Plena

Durante o inverno, é muito comum aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que é muito conhecida por ser uma grande aliada na prevenção de gripes e resfriados. Alguns outros nutrientes como a vitamina A, o zinco e o pigmento natural antocianina, que dá coloração vermelho arroxeada a diversos alimentos, também podem contribuir para aumentar a imunidade do organismo. “Podemos encontrar a vitamina A, principalmente, na abóbora, brócolis, mamão, manga e fígado de boi. Já o zinco está presente nas oleaginosas, por exemplo, nozes e castanhas, além da carne bovina e de frango. Cereja, jabuticaba, morango, berinjela e beterraba são as principais fontes de antocianina”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira. Vejamos alguns dos benefícios de cada um dos nutrientes e onde mais podemos achá-los:

Antocianina: além de atuar no sistema imunológico, é um importante antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Alimentos com cor vermelho arroxeada como açaí, cereja, amora, framboesa, uvas, mirtilo, figo, jabuticaba, berinjela e beterraba são ricos nessa substância natural.

Vitamina A: além de ajudar a prevenir gripes e resfriados, a vitamina A é excelente para a saúde da visão. Ela pode ser encontrada nos alimentos que apresentam cores vivas e fortes, como abóbora, brócolis, cenoura, mamão, manga e fígado de boi.

Zinco: é fundamental na ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos. Oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, carne bovina e de frango, além de alimentos integrais, são as principais fontes desse nutriente.

Lívia dá ainda uma receita de como preparar um molho picante de cereja, que pode ser servido sobre o frango, peixe ou carne de porco.

Ingredientes:

» 3 xícaras (chá) de cerejas americanas frescas
» ½ xícara (chá) de vinho branco seco
» ¼ xícara (chá) de cebola picada
» 2 colheres (sopa) de mel
» 2 colheres (sopa) de suco de limão
» 1 dente de alho pequeno picado
» 1 colher (chá) de casca de limão ralada
» ¼ colher (chá) pimentões vermelhos secos e picados
» ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver. Reduza o fogo, mexa sempre e cozinhe com a panela destampada por 30 minutos ou até engrossar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)