Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Álcool aumenta a mortalidade em homens, diz pesquisa

Agência Notisa - 04 de janeiro de 2006 - 06:48

O estudo divulgado pela boletim da Organização Mundial de Saúde mostra um quadro ainda pior para consumidores compulsivos. Ao contrário do que dizem alguns estudos ocidentais, também não foi identificado qualquer benefício com o uso de bebida alcoólica.

Interessados em estabelecer uma relação entre a freqüência de consumo de álcool e a taxa de mortalidade entre homens e mulheres, os pesquisadores Amanda Nicholson, Martin Bobak e Michael Murphy do University College de Londres, Inglaterra, investigaram 7172 pessoas na Rússia. Estas forneceram informações sobre idade, estado vital e hábitos de consumo de álcool relativos a 10475 parentes masculinos e 3129 femininos.

Segundo artigo publicado no “Boletim da Organização Mundial de Saúde” de novembro de 2005, todas as causas de morte masculina foram relacionadas ao consumo de álcool, tanto ao consumo habitual quanto ao compulsivo. Nicholson e colegas realizaram ajustes necessários quanto ao tabagismo e à data de nascimento e concluíram que "os homens que consomem álcool compulsivamente apresentam maior mortalidade que os consumidores de álcool não compulsivos, e essa diferença persistiu depois de serem ajustados os dados em função de freqüências de consumo de álcool”. Entretanto, nas mulheres “a mortalidade apresentou-se maior apenas no grupo das que bebiam em excesso pelo menos uma vez ao mês”, diz o texto.



De acordo com os cientistas, “os resultados sugerem uma associação positiva entre o consumo de álcool e a mortalidade na Rússia”. Eles acrescentam que “não há nenhum dado que avalie os efeitos protetores observados nas populações ocidentais”. Além disso, as diferenças de gênero também são importantes pois, embora o “álcool pareça contribuir com as taxas de mortalidade persistentemente altas observadas entre os homens na Rússia, é pouco provável que constitua uma causa importante de mortalidade feminina”, acrescentam.



Do ponto de vista metodológico, os pesquisadores aplicaram ao estudo técnicas demográficas indiretas modificadas para formar uma coorte de conveniência baseada em dados coletados nas entrevistas com as 7172 pessoas.


Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)


SIGA-NOS NO Google News