Cassilândia, Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Últimas Notícias

31/03/2011 17:05

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

Onde, aonde, donde e quando

Está corriqueiro o emprego indiscriminado e aleatório dos termos onde, aonde, donde e quando,como se tivessem um único significado, uma sinônima da outra: “Estamos na primavera, onde é baixa a umidade relativa do ar”. Primavera é uma das estações do ano e não um “lugar” do ano. Assim, o emprego correto não é onde, que indica lugar, mas quando, que se refere a tempo: “Estamos na primavera, quando é baixa a umidade relativa do ar”.
“Moro onde não mora ninguém/ Onde não passa ninguém / Onde não vive ninguém/ É lá onde moro” (sucesso de 1975 do compositor carioca Agepê (nascido Antônio Carlos Porfírio). Quem mora, mora em algum lugar.
Onde (do latim unde = \'donde\'.] indica permanência, um lugar físico. Observação importante: O onde somente pode ser empregado com a idéia de lugar, o lugar em que se está ou onde acontece um fato. Como é um advérbio - fundamentalmente modificador do verbo -, só pode ser empregado com verbos de movimento que exprimam estado ou permanência e que normalmente pedem a preposição em:
Onde estás? – Em casa. Onde é produzido o café? No cafezal (em + o).
Onde também indica inquietação:
“Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? / Em que mundo, em qu\'estrela tu t\'escondes / Embuçado nos céus?/ Há dois mil anos te mandei meu grito,/ Que embalde desde então corre o infinito... / Onde estás, Senhor Deus?”...(Castro Alves: Vozes d’África).
Quando a preposição que antecede o \"onde\" é o \"a\", ocorre a combinação de \"a\" com \"onde\", que resulta na forma \"aonde\". \"Aonde você vai?\" (pois quem vai, vai a algum lugar, lugar a que). Aonde é a combinação da preposição a + onde. Indica movimento para algum lugar. Dá idéia de aproximação. Indica movimento para um destino e este é um local de pouca permanência. É usado com os verbos ir, chegar, retornar e outros que pedem a preposição a: Ela sabe aonde quer ir; eu não sei aonde vou.
Na linguagem oral, na fala coloquial, é pequena a distinção entre onde e aonde e pouco se nota do emprego irregular de qualquer uma dessas formas.
Outro emprego irregular é a substituição do aonde pelo quando:
“A reunião será na Câmara, quando falará o prefeito”.
Quando é advérbio de tempo ou conjunção temporal. Ora, se a reunião ‘será na Câmara’ (lugar com idéia de aproximação), o termo a ser aplicado é aonde: “A reunião será na Câmara, aonde falará o prefeito”. “A boatinha é um lugar aonde só vai a juventude”: “vai”, verbo “ir”.
Se a reunião do exemplo acima fosse numa determinada hora ou determinado dia, aí poderíamos usar a circunstância de tempo: “A reunião será na Câmara, na segunda-feira, quando falará o prefeito”...
Quando é uma conjunção subordinativa temporal, indica uma circunstância de tempo, como mostra a belíssima canção “Primavera”, de Tim Maia:
“Quando o inverno chegar/ Eu quero estar junto a ti/ Pode outono voltar/ Que eu quero estar junto a ti/ Porque (é primavera) / Te amo (é primavera) / Te amo meu amor”.
Ou est’outra, de Ivete Sangalo:
“Quando a chuva passar / Quando o tempo abrir / Abra a janela / E veja: Eu sou o Sol... / Eu sou Céu e Mar”.
Por úlrimo, donde que é a contração da preposição ‘de’ com o advéerbi ‘onde’, Indica procedência, origem; do qual lugar; de que lugar; origem; causa; de quê; ecconclusão; daí.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Maio de 2017
Segunda, 22 de Maio de 2017
21:25
Loteria
10:00
Receita do Dia
Domingo, 21 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)