Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/03/2011 17:05

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

Onde, aonde, donde e quando

Está corriqueiro o emprego indiscriminado e aleatório dos termos onde, aonde, donde e quando,como se tivessem um único significado, uma sinônima da outra: “Estamos na primavera, onde é baixa a umidade relativa do ar”. Primavera é uma das estações do ano e não um “lugar” do ano. Assim, o emprego correto não é onde, que indica lugar, mas quando, que se refere a tempo: “Estamos na primavera, quando é baixa a umidade relativa do ar”.
“Moro onde não mora ninguém/ Onde não passa ninguém / Onde não vive ninguém/ É lá onde moro” (sucesso de 1975 do compositor carioca Agepê (nascido Antônio Carlos Porfírio). Quem mora, mora em algum lugar.
Onde (do latim unde = \'donde\'.] indica permanência, um lugar físico. Observação importante: O onde somente pode ser empregado com a idéia de lugar, o lugar em que se está ou onde acontece um fato. Como é um advérbio - fundamentalmente modificador do verbo -, só pode ser empregado com verbos de movimento que exprimam estado ou permanência e que normalmente pedem a preposição em:
Onde estás? – Em casa. Onde é produzido o café? No cafezal (em + o).
Onde também indica inquietação:
“Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? / Em que mundo, em qu\'estrela tu t\'escondes / Embuçado nos céus?/ Há dois mil anos te mandei meu grito,/ Que embalde desde então corre o infinito... / Onde estás, Senhor Deus?”...(Castro Alves: Vozes d’África).
Quando a preposição que antecede o \"onde\" é o \"a\", ocorre a combinação de \"a\" com \"onde\", que resulta na forma \"aonde\". \"Aonde você vai?\" (pois quem vai, vai a algum lugar, lugar a que). Aonde é a combinação da preposição a + onde. Indica movimento para algum lugar. Dá idéia de aproximação. Indica movimento para um destino e este é um local de pouca permanência. É usado com os verbos ir, chegar, retornar e outros que pedem a preposição a: Ela sabe aonde quer ir; eu não sei aonde vou.
Na linguagem oral, na fala coloquial, é pequena a distinção entre onde e aonde e pouco se nota do emprego irregular de qualquer uma dessas formas.
Outro emprego irregular é a substituição do aonde pelo quando:
“A reunião será na Câmara, quando falará o prefeito”.
Quando é advérbio de tempo ou conjunção temporal. Ora, se a reunião ‘será na Câmara’ (lugar com idéia de aproximação), o termo a ser aplicado é aonde: “A reunião será na Câmara, aonde falará o prefeito”. “A boatinha é um lugar aonde só vai a juventude”: “vai”, verbo “ir”.
Se a reunião do exemplo acima fosse numa determinada hora ou determinado dia, aí poderíamos usar a circunstância de tempo: “A reunião será na Câmara, na segunda-feira, quando falará o prefeito”...
Quando é uma conjunção subordinativa temporal, indica uma circunstância de tempo, como mostra a belíssima canção “Primavera”, de Tim Maia:
“Quando o inverno chegar/ Eu quero estar junto a ti/ Pode outono voltar/ Que eu quero estar junto a ti/ Porque (é primavera) / Te amo (é primavera) / Te amo meu amor”.
Ou est’outra, de Ivete Sangalo:
“Quando a chuva passar / Quando o tempo abrir / Abra a janela / E veja: Eu sou o Sol... / Eu sou Céu e Mar”.
Por úlrimo, donde que é a contração da preposição ‘de’ com o advéerbi ‘onde’, Indica procedência, origem; do qual lugar; de que lugar; origem; causa; de quê; ecconclusão; daí.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)