Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/09/2004 07:15

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva/O Jornal de Santa Fé do Sul

CRASE
A dúvida:
Primeiro irei à festa e depois a Aporé ou Primeiro irei a festa e depois a Aporé?
ou ainda,
Primeiro irei à festa e depois à Aporé; ou, finalmente, Primeiro irei a festa e depois à Aporé.
O problema é a crase, aquele acento grave que se coloca sobre um a, quando sua pronúncia tem o valor de dois as.
CRASE é a fusão da preposição a com o artigo a. Assim, como regra geral, não existe crase diante de palavra masculina, até porque não se pode colocar o artigo feminino “a” antes de um nome masculino. A única exceção ocorre nos demonstrativos aquele, aquilo, aqueloutro: “Cheguei àquele ponto por necessidade”. “Não dei importância àquilo”. Os demais demonstrativos não têm crase.
Assim, para saber se existe ou não crase, substitua palavra antes da qual aparece a preposição a ou as por uma palavra masculina. Fui à festa – Fui ao baile. Apresentei-me às autoridades de plantão – Apresentei-me ao dono da academia – fui a uma escola modelo – Fui a um colégio modelo. Conforme as modificações trazidas pela nova lei... Conforme os novos modos de agir... Se na forma masculina aparecer ao ou aos, ou, ainda, para o ou para os o a antes da palavra feminina deve receber o acento grave.
Quando o nome referir-se a um lugar (cidade, estado, país) substituía a preposição a ou as por para. Se o que você quiser dizer significar para a (ou em a = na) use a crase: Voltei à Cassilândia de minha infância. Se significar somente para, não use crase: Voltei a Cassilândia (sem crase = Voltei para Cassilândia). Da mesma forma com em , com significação de na: À saída (na saída) ou À entrada (na entrada) recebemos flores. – Estava às portas da falência.
Em algumas locuções adverbiais também ocorre a crase, como às vezes, à noite, à frente, à maneira de, à moda de, às custas de, à bala, à máquina, à vista, à tinta, à mão, etc.
E, finalmente, antes dos relativos que, qual e quais, quando o a ou as puderem ser substituídos por ao qual me referi = Eis o trabalho ao qual me referi.
Não se esqueça, salvo as exceções acima, não se usa crase:
1º - antes de palavra masculina: Andar a pé, compras a prazo, passear a cavalo;
2º - antes do nome de cidades: Vim a Cassilândia – Fui a Paranaíba;
3º - entre substantivos repetidos: Gota a gota, frente a frente, cara a cara, de ponta em ponta;
4º - antes de formas de tratamento: Venho a Vossa Excelência solicitar... Rogo a Vossas Senhoria atenção a este pedido... Pediram a Sua Majestade..;
5º - antes de “distância”: quando esta for indeterminada: A polícia ficou a distância dos acontecimentos. Se se definir a distância, haverá crase: O obstáculo estava à de distância de dez metros;
6º - antes dos indefinidos “uma”, “alguma”, “qualquer”, “nenhuma”, “tanta”, “tal”, “certa” e “tamanha”: Resistiu a alguma pressão – Deu a tamanha mentira o seu devido valor.
E dando os trâmites por findos, como dizia Vinícius, a dúvida fica resolvida, porque não há crase antes dos nomes de cidades: Primeiro irei à festa e depois a Aporé (=para Aporé) – Primeiro irei à missa e depois a Campo Grande.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)