Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua Portuguesa, Inculta e Bela

Alcides Silva - 25 de agosto de 2011 - 18:19

Língua Portuguesa, Inculta e Bela
Alcides Silva

“...acertei na milhar...”
As regras gramaticais nem sempre soam bem aos nossos ouvidos. Milhões, milhares são palavras masculinas e como tal exigem que seus determinantes (artigos, numerais, pronomes) sejam masculinos: ‘Dois milhões de mulheres preferem xampu; um milhão e meio, sabonete...’ Não há como dizer duas milhões de mulheres ou uma milhão e meio de mulheres. Assim também com referência ao numeral milhar: ‘Os milhares de estrelas que brilham no céu’ e não ‘as milhares de estrelas’
No linguajar diário, onde maior é a tolerância, ouvem-se frases como as da canção popular: ‘Etelvina, acertei na milhar; ganhei quinhentos contos, vou parar de trabalhar’ . Na linguagem escrita, padrão culto, embora pareça pedantismo, o correto é empregar os determinantes no masculino: ‘acertei no milhar’- ‘um milhão de doses de vacina’.
No exemplo que abre o comentário de hoje - tirado do noticiário sobre a última campanha de vacinação contra a gripe -, os termos ‘comprados’ e ‘aplicados’ embora se refiram a palavras que expressam conceitos femininos (vacinas e doses) estão no masculino porque completam núcleos de sujeito que são do gênero masculino: (‘Dos dois milhões de vacinas (que foram) comprados’ – ‘Alguns milhares de doses foram aplicados’).
‘Milhar’, ‘milhares’, ‘milhão’, ‘milhões’, ‘bilhão’, ‘bilhões’, etc. flexionam-se somente em número: um milhar, dois milhares, um milhão, dois milhões, um bilhão, dois bilhões etc.
Os numerais cardinais um, dois e as centenas a partir de duzentos variam em gênero: um, uma, dois, duas, duzentos, duzentas, trezentos, trezentas, etc. A unidade um e uma variam também em número: uns, umas.
Os outros cardinais (três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e seguintes) são invariáveis: vinte homens, vinte mulheres, setenta mamões, setenta mangas, um milhão de lâmpadas, um milhão de bicos de luz.
Além de cardinais (números básicos), os numerais podem ser ordinais (indicam a ordem de sucessão numa série), multiplicativos (indicam o aumento proporcional da quantidade) e fracionários (exprimem a divisão proporcional da quantidade):

Cardinais
Um
Dois
Três
Quatro
Cinco
Seis
Sete
Oito
Nove
Dez
Onze
Doze
Treze
Cem
Milhar
Bilhão

Ordinais
primeiro, primário,primo
segundo, secundário
terceiro, terciário, terçã
quarta, quaternário, quartã
quinto
sexto
sétimo
oitavo
nono
Décimo, decimal
undécimo, décimo primeiro
duodécimo, décimo segundo
décimo terceiro
cêntuplo
milésimo
bilionésimo

Multiplicativos
simples, singelo
duplo, dúplice, binário, dobre
triplo, tríplice,ternário,trino
quaternário,quádruplo
quíntuplo
sexto
sétimo
oitavo
nono
décimo
undécuplo
duodécuplo

SIGA-NOS NO Google News