Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/06/2007 10:42

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela!
Alcides Silva
Paradoxos e redundâncias
No “Tendências/Debates” da Folha de S. Paulo, de sábado, dia 9, o juiz Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, defendendo o “sim” para o tema “É positivo o balanço dos dois primeiros anos de atuação do Conselho Nacional de Justiça?”, do qual ele é membro, e dizendo da atuação daquele órgão soberano em “problemas tão sérios quanto antigos, como o nepotismo e a falta de transparência nas decisões administrativas”, escreveu: “encaramos de frente e abertamente a questão do teto remuneratório do Poder Judiciário”.
Para os fins desta coluna, o que nos interessa é a expressão utilizada pelo eminente juiz “encaramos de frente”, com a qual ele inicia o segundo período do segundo parágrafo de seu artigo.
“Encarar”, segundo o Aurélio, é “olhar de frente, de cara; fitar os olhos em; olhar com atenção; enfrentar, afrontar, arrostar, acarar”.
Difícil seria aquele egrégio Conselho ‘encarar de costas’, ‘encarar de trás’ ou ‘encarar de lado’. “Cara” é a parte da frente da cabeça, tanto dos homens como dos demais animais. “Encarar” é olhar de frente, jamais de soslaio, de esguelha. “Encarar de frente” é um paradoxo.
No aspecto gramatical e da comunicação, paradoxo é o absurdo, a afirmação na mesma frase de um conceito contraditório ou expresso por termos incompatíveis. E redundância é o excesso ou a superfluidade de palavras
É muito comum, na fala do dia-a-dia, o cometimento desses pecadilhos, muitos dos quais parecem-nos de bom português. Na linguagem formal, escrita, naquela que perdura, devem ser evitados.
Atendo o telefone de outro lado da linha alguém me pergunta: “Da onde?”. Fico irritado por dois motivos: falta de educação e agressão à gramática. “Da onde” não existe em língua portuguesa. Em expressando uma idéia de procedência, a pergunta deveria ser “De onde”: “De onde está falando? de onde você veio?” As regras de comportamento e de etiqueta indicam que ao ser atendida uma ligação telefônica devemos ou nos anunciar ou, então, perguntarmos com quem estamos falando.
“Lugar incerto e não sabido”. Embora comum no jargão forense, há desnecessária redundância que nada acrescenta, pois todo lugar incerto é local não sabido!
“Fulano faz parte integrante da diretoria do clube”. Quem faz parte de uma diretoria, dela integra, da mesma forma quem a integra, dela faz parte.
“O clima era festivo; todos exultaram de alegria”. O verbo exultar significa sentir ou manifestar grande júbilo. Daí, impossível alguém exultar de tristeza.
Elo de ligação. Se é elo (do latim anellu = anel) é uma argola ou aro que compõe uma cadeia, como uma corrente, por exemplo, portanto só podendo ser de ligação. Absurdo seria um elo de separação.
No cardápio eram me oferecidos ovos estalados. Não os comi, porque ovos dão estalos devem estar podres ou gorados. Prefiro ovos estrelados, porque o estalado é pura asnice.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)