Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aids: Saúde e Igreja Católica vão ajudar o Timor Leste

Márcia Lage/Agência Saúde - 31 de março de 2004 - 09:35

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST/Aids, a Comissão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral de Aids, a Junta Missionária e a ONG americana “Catholic Relief Service” estão elaborando para o Timor Leste um projeto de fortalecimento das ações de controle da epidemia de aids naquele país. O acordo básico entre os governos já foi outorgado no Congresso Nacional e, no próximo dia 02 de abril, ocorrerá a formalização do compromisso de trabalho entre as instituições envolvidas no projeto. A assinatura do termo de compromisso será no auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde, às 16h. Em seguida, a CNBB lança o livro “Igreja e Aids – Presença e Resposta”, um relato sobre a participação da Igreja Católica na luta contra a aids no Brasil.



Cooperação com o Timor



Uma equipe técnica do Ministério da Saúde já esteve no Timor Leste entre 23 de junho e 06 de julho do ano passado, para conhecer a realidade local em saúde e o planejamento estratégico em DST/Aids. O resultado desta visita é a proposta de cooperação brasileira para pesquisa sobre a incidência da epidemia de aids no Timor Leste; fortalecimento da sociedade civil timorense (Igrejas, ONGs e Lideranças Comunitárias) para o enfrentamento da epidemia; capacitação e fortalecimento da rede local de saúde; informação em saúde para redução da vulnerabilidade da população; controle e qualidade do sangue e hemoderivados; e criação de estratégias e instrumentos de vigilância em saúde.

A implementação dessas ações será efetivada pela Igreja Católica do Timor e pela Pastoral de Aids da CNBB, com assistência técnica do Programa Brasileiro de DST/Aids. A cooperação será feita nos próximos dois anos, podendo ser renovada por mais dois. Os recursos necessários para a implementação do protocolo de intenções e as fontes possíveis desses recursos estão sendo definidos.



Igreja e Aids



O livro “Igreja e Aids: Presença e Resposta” é uma coletânea de artigos de profissionais de saúde, teólogos e agentes de pastoral que atuam no controle da epidemia no Brasil. A obra analisa o impacto social da aids e os desafios que ela apresenta aos diferentes setores, esclarece o engajamento da Igreja na luta contra a epidemia e apresenta aspectos práticos do trabalho pastoral na prevenção do HIV e assistência aos portadores.

O livro também apresenta uma relação de entidades ligadas à Igreja que atuam no campo da aids, demonstrando, na prática, a ação dos cristãos comprometidos na luta contra a epidemia.

Vários religiosos brasileiros escrevem artigos para o livro, entre os quais o Frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral de DST/Aids. O prefácio é de Dom Eugênio Rixen, bispo de Goiás, e o texto de abertura é do ex-diretor adjunto do Programa Nacional de DST/Aids e um dos principais articuladores com a Igreja, Raldo Bonifácio.

SIGA-NOS NO Google News