Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agronegócio puxa consumo de energia elétrica no campo

Alana Gandra / Campo Grande News - 16 de abril de 2004 - 15:43

O agronegócio foi a causa do aumento de 1% no consumo faturado de energia elétrica em janeiro deste ano, apurado pelo Departamento de Mercado da Eletrobrás. De acordo com o informe de mercado da Eletrobrás, a classe de consumo rural vem puxando o crescimento do mercado desde o ano passado. O segmento já representa 4,6% do mercado.

A informação é do chefe do departamento, Mário Daher. Segundo ele, o agronegócio repercute no mercado industrial, com reflexos na produção de tratores, colheitadeiras e demais equipamentos, assim como no consumo rural de energia, em função da eletrificação de fazendas e sua conseqüente expansão. Daher afirmou que a tendência é de que o consumo rural continue aumentando, com base em fatores positivos como a boa safra de soja e a ampliação das exportações.

De acordo com o especialista, o resultado de janeiro ainda não permite elaborar uma estimativa para o ano. O departamento de mercado trabalha com projeção de aumento de 4,7%, mas ainda é cedo para saber se essa meta será atingida, destacou Daher.

Em 2003, o consumo faturado de energia elétrica cresceu 3,7% em todo o país. Em 2002, o crescimento foi de 2,5%, mostrando o efeito de uma base mais baixa no ano anterior por conta do racionamento de energia. A maior retração dos últimos 50 anos foi sentida, porém, em 2001, na comparação com 2000, em plena crise energética, cuja queda alcançou 7,7%,.

Daher informou que estão sendo consolidados os dados de faturamento das empresas referentes a fevereiro, com previsão de servem divulgados até o final deste mês ou início de maio.

SIGA-NOS NO Google News