Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agentes de Desenvolvimento participam de encontro

Contexto Assesoria - 28 de abril de 2005 - 07:09

Cerca de 50 agentes de desenvolvimento de todo o Estado estão reunidos no Sebrae/MS, em Campo Grande, onde participam do I Encontro de Agentes de Desenvolvimento Local de 2005. O evento tem início hoje e vai até o dia 29 de abril e o objetivo é promover a integração, capacitar os novos agentes e atualizar informações.

Segundo o Gestor de Atendimento Local do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Veneza, o encontro vai possibilitar aos novos agentes que estão iniciando suas atividades em 2005, conhecer um pouco do Sebrae e sua forma de atuação. Os agentes de desenvolvimento são funcionários da prefeitura que junto com o Sebrae promovem o desenvolvimento dos municípios. Hoje, o DLIS está presente em 55 cidades de MS, e ainda na comunidade quilombola de Furnas do Dionísio. Para ter um agente a localidade deve estar incluída no Programa Sebrae de Desenvolvimento Local (PSDL).

Há dois anos como agente de desenvolvimento de Sete Quedas, Fátima Elerbrock, diz que o encontro é importante porque atualiza os conhecimentos que já foram adquiridos. “A qualificação é essencial, pois o mercado oferece inovações todos os dias”. Ela conta que no ano passado através do PAM-DLIS – Programa de Ações Móveis para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável foi possível promover no município qualificação no setor de confeitaria, panificação e mecânica. “Até hoje as pessoas me cobram querem saber quando vamos trazer cursos novamente”. Também no ano passado o Dlis realizou uma feira de artesanato em Sete Quedas com a participação de quase 600 pessoas. “A feira foi um sucesso, um trabalho fabuloso, até agora as artesãs estão atendendo pedidos não só do município mais de outros lugares. O próximo passo agora é montar uma associação de artesãos”, finaliza.

Para o agente de desenvolvimento do município de Jateí, Adauto Francisco de Moura, o encontro é uma oportunidade de reciclagem, atualização de conceitos e informações. “É o momento em que revemos os amigos de outros municípios e acompanhamos as mudanças que estão acontecendo. Cada cidade tem a sua realidade e as experiências podem servir de referência para projetos futuros na área de artesanato, turismo, etc. Essa troca de conhecimentos é fundamental”.

A consultora do Sebrae/MS, Adriana Gregório, ressaltou que a qualificação é extremamente importante, pois eles têm uma grande responsabilidade enquanto facilitadores do processo de desenvolvimento. “Vamos trabalhar o lado humano desses agentes e propiciar um intercâmbio de informações entre eles para que o resultado do trabalho seja satisfatório”.

Durante o encontro técnicos das gestões de Atendimento Setorial e Individual do Sebrae/MS vão apresentar aos agentes o programa Prefeito Empreendedor e o Nascer Bem. Eles também participarão de reuniões com representantes do Senai (cursos profissionalizantes), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Povo e BNDES, para saber quais as alternativas de crédito que existem e que os empresários podem ter acesso e conhecerão a nova ferramenta de gerenciamento de projetos, a Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), que foi adotada em 18 projetos este ano, beneficiando 39 municípios.

O diretor administrativo financeiro, André Simões, participou da abertura do encontro e comentou que os agentes devem buscar informações e aperfeiçoamento para trabalhar melhor no dia-a-dia, e buscar o desenvolvimento do seu município. A gestora de potencial humano, Adriana Marques, aproveitou a oportunidade para apresentar aos participantes todos os gestores do Sebrae/MS, cada um se apresentou e falou um pouco da sua área de trabalho.



SIGA-NOS NO Google News