Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa:Proprietários do PR aceitam sacrifício de animais

ABr - 23 de fevereiro de 2006 - 21:44

Os proprietários das fazendas onde o Ministério da Agricultura detectou focos de febre aftosa informaram hoje (23) que aceitam o sacrifício sanitário de seus animais. Segundo nota divulgada pelo governo do Paraná, nenhum dos proprietários vai entrar com pedido de liminar na Justiça para impedir o sacrifício a fim de que o impasse técnico criado no estado em relação à aftosa seja definitivamente solucionado.

Segundo o diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Newton Pohl Ribas, que participou de uma reunião com representantes das sete propriedades rurais interditadas no estado, quem entrou na Justiça deverá retirar a ação.

Entretanto, os criadores condicionaram o sacrifício imediato do rebanho à realização da necropsia nos animais sorologicamente reagentes. O material coletado será enviados ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) para realização de exames. "A necropsia será feita em alguns dos animais que serão sacrificados. Isso para que se tenha uma amostragem estatística dos animais soropositivos, que será enviada ao laboratório do Panaftosa", informou Ribas.

As seis propriedades rurais têm um rebanho estimado em 4.500 animais. São as fazendas Flor do Café, em Bela Vista do Paraíso; Santa Izabel, em Grandes Rios; Cesumar e Pedra Preta, em Maringá; e Alto Alegre e São Paulo, em Loanda. Os 4.500 animais somam-se aos 1.795 bovinos da fazenda Cachoeira, onde houve o primeiro foco.

SIGA-NOS NO Google News