Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Ucrânia voltará a comprar carne brasileira

Humberto Marques / Campo Grande News - 29 de dezembro de 2005 - 06:05

O governo da Ucrânia voltará a comprar carne in natura do Brasil, com exceção do produto originário de Mato Grosso do Sul e do Paraná – Estados onde foram confirmados focos de febre aftosa. A decisão foi comunicada ontem à Embaixada brasileira naquele País. De acordo com a assessoria do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o embargo ucraniano vigorava desde 17 de novembro.

A retomada dos negócios surge em um momento em que a Ucrânia deve iniciar compras no exterior para repor o estoque estatal de carnes. No dia 20 deste mês, o Comitê Estatal de Reservas Materiais daquele país pediu ao Gabinete de Ministros autorização para a compra de carne, tendo em vista que o volume de carnes bovina e suína em estoque corresponde a apenas 41% do necessário, e os produtores nacionais não poderão suprir a demanda.

Em 2004, os negócios com a Ucrânia envolvendo carne bovina e suína in natura renderam US$ 88,9 milhões ao Brasil (com a venda de 84,6 mil toneladas). Até o primeiro semestre deste ano, haviam sido embarcadas 15,2 mil toneladas, em US$ 23 milhões em negócios.

SIGA-NOS NO Google News