Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/06/2006 14:56

Aftosa : Indústria vende mais de 78 milhões de doses

Agência CNA

A indústria veterinária comercializou 78,1 milhões de doses de vacina durante a primeira etapa da campanha oficial de vacinação contra febre aftosa, realizada em maio. Desde o início de 2006, cerca de 187,4 milhões de doses já foram disponibilizadas ao mercado. A informação é da Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo, SP), órgão constituído em parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nessa primeira etapa – ponto alto da vacinação no primeiro semestre – foram vacinados os rebanhos do Distrito Federal e de mais 15 estados brasileiros, entre eles: Mato Grosso, Minas Gerais, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Goiás, que também integra o calendário de vacinação em maio, antecipou o início da campanha para o dia 26 de abril. O Estado foi quem mais comprou vacinas contra a enfermidade desde o início do ano, cerca de 26 milhões de doses, seguido por Mato Grosso do Sul, com 23,9 milhões, Minas Gerais (22,8 milhões), Mato Grosso (18 milhões), Pará (16,3 milhões) e São Paulo (15 milhões).

“As intempéries da pecuária, o baixo preço da arroba, as chuvas em algumas regiões, as entradas bloqueadas por protestos de agricultores em diversos municípios do País, todos esses percalços não tiveram grandes reflexos na primeira etapa da campanha oficial de vacinação, que caminhou bem. A indústria veterinária não mediu esforços para que a campanha não sofresse nenhuma alteração ou intervenção e seguisse com tranqüilidade. Nosso objetivo foi atingido e os laboratórios garantiram o abastecimento de vacinas, atendendo à demanda necessária para imunização do rebanho nacional, sem alteração nos preços praticados no mercado”, afirma Emílio Salani, presidente do Sindan.

Segundo Sebastião Guedes, consultor do Sindan e presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), o abastecimento da primeira fase da campanha de vacinação foi normal, com a produção de vacinas de todos os laboratórios fabricantes. “Se houve alguns problemas foram por falta de crédito e/ou inadimplência, casos que foram solucionados em seguida”, afirma Sebastião Guedes.

Imagem positiva – Guedes, que também preside o Grupo Interamericano de Erradicação da Febre Aftosa (GIEFA), afirma que imagem do Brasil no exterior pós-febre aftosa está melhorando. Recentemente, Jamil Gomes de Souza, coordenador geral de combate às doenças (CGCD/DSA), foi nomeado presidente da Comissão das Américas da OIE (Organização Internacional de Epizootias) em substituição ao norte-americano Peter Fernandes, e Jorge Caetano Júnior, diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA (DSA/SDA), assumiu o posto de membro da Comissão do Código de Animais Terrestres. “Essas posições retratam o prestígio da defesa sanitária animal do Brasil e a credibilidade do País no controle dos focos de aftosa e na maneira transparente como lidaram com a situação”, completa o presidente do GIEFA.


Autor: Texto Assessoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)