Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/02/2005 07:01

Aftosa: hoje é o último dia para a vacinação

Fernanda Mathias - Campo Grande News

Os produtores do Planalto de Mato Grosso do Sul têm até hoje para vacinar animais de até 12 meses contra a febre aftosa. São cerca de 5 milhões de animais, segundo a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal).
A vacinação contra febre aftosa está ocorrendo em toda a região de planalto, que representa 51 municípios como Campo Grande, Alcinópolis, Três Lagoas, Nova Andradina e Naviraí. A Iagro deve divulgar relatório final da campanha de vacinação entre os dias 15 e 20 de março. O pecuarista que não imunizar o rebanho fica sujeito à multa de R$ 32,40 por animal, o que equivale a 3 uferms.
O gestor de defesa sanitária animal, Afonso Dutra de Oliveira, afirma que a vacinação no início do ano, apesar do transtorno da chuva, é duplamente estratégica. Primeiro porque muitos bezerros acabam ficando de fora da etapa de novembro, que inclui bovinos de mamando a caducando, porque ainda não nasceram ou acabam não indo para o mangueiro, por serem muito novos.
Por outro lado, explica o técnico, os animais que também receberam apenas a primeira dose, em novembro, não adquirem tanta imunidade. O tempo para que o animal que recebe a primeira vacina na vida fique protegido contra a doença é de cerca de 15 dias e a imunidade só dura cerca de três a cinco meses. Já na segunda dose o animal tem reação imunológica de 5 a 7 dias e fica totalmente protegido por seis a oito meses.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)