Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/10/2005 14:38

Aftosa: Delcídio defende manutenção do comércio de gado

Paulo Fernandes / Campo Grande News
Luciana NovaesLuciana Novaes

O senador Delcídio Amaral (PT) reuniu-se com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, nessa quinta-feira, para levar seu apoio às ações do Ministério e sugerir outras medidas emergenciais de combate ao foco da febre aftosa em Mato Grosso do Sul. “Manifestei-me pela continuidade da venda de suínos e de bovinos aos frigoríficos das cidades situadas na divisa com São Paulo, que compram o boi gordo e os suínos produzidos em Mato Grosso do Sul”, disse Delcídio.

O ministro afirmou que negociará o estabelecimento de barreiras sanitárias com o governo daquele estado, para ajudar Mato Grosso do Sul a escoar sua produção.

O ministro anunciou o estabelecimento de postos de fiscalização nas rodovias internas para isolar as áreas contaminadas e evitar o avanço da moléstia para outras regiões do país e do próprio Estado. Até a próxima semana, o ministro deverá estabelecer com os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina uma política que atenda essa fiscalização nas regiões de fronteira.

O ministro recebeu sugestões de Delcídio Amaral como a criação de uma zona tampão para evitar a contaminação em áreas ainda preservadas. Segundo o ministro, o governo federal deverá editar uma Medida Provisória para indenizar os produtores rurais prejudicados por esse surto de aftosa. “No aspecto técnico, as medidas necessárias já foram tomadas, de forma integrada, com o governo de Mato Grosso do Sul, atendendo às regras e cumprindo normas internacionais da OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal), inclusive com um rigor adicional”, declarou o ministro.

Em virtude de novembro ser a época de vacinação compulsória, o Ministério da Agricultura solicitou a contratação, em caráter temporário, de um grande número de fiscais de nível médio, para promover a vacinação de bovinos e suínos, em todo o país.

Em discurso proferido, nesta sexta-feira, no plenário do Senado, em Brasília (DF), Delcídio Amaral pediu ajuda ao governo federal e ressaltou que é preciso haver "sinergia" (convergência das partes para atingir um resultado em comum) entre os países do Mercosul para eliminar, definitivamente, os focos de aftosa de Mato Grosso do Sul, assim como México, Estados Unidos e Canadá fizeram para erradicar a aftosa da América do Norte. As informações são da assessoria de imprensa do senador.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)