Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Delcídio defende manutenção do comércio de gado

Paulo Fernandes / Campo Grande News - 21 de outubro de 2005 - 14:38

Luciana Novaes
Luciana Novaes

O senador Delcídio Amaral (PT) reuniu-se com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, nessa quinta-feira, para levar seu apoio às ações do Ministério e sugerir outras medidas emergenciais de combate ao foco da febre aftosa em Mato Grosso do Sul. “Manifestei-me pela continuidade da venda de suínos e de bovinos aos frigoríficos das cidades situadas na divisa com São Paulo, que compram o boi gordo e os suínos produzidos em Mato Grosso do Sul”, disse Delcídio.

O ministro afirmou que negociará o estabelecimento de barreiras sanitárias com o governo daquele estado, para ajudar Mato Grosso do Sul a escoar sua produção.

O ministro anunciou o estabelecimento de postos de fiscalização nas rodovias internas para isolar as áreas contaminadas e evitar o avanço da moléstia para outras regiões do país e do próprio Estado. Até a próxima semana, o ministro deverá estabelecer com os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina uma política que atenda essa fiscalização nas regiões de fronteira.

O ministro recebeu sugestões de Delcídio Amaral como a criação de uma zona tampão para evitar a contaminação em áreas ainda preservadas. Segundo o ministro, o governo federal deverá editar uma Medida Provisória para indenizar os produtores rurais prejudicados por esse surto de aftosa. “No aspecto técnico, as medidas necessárias já foram tomadas, de forma integrada, com o governo de Mato Grosso do Sul, atendendo às regras e cumprindo normas internacionais da OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal), inclusive com um rigor adicional”, declarou o ministro.

Em virtude de novembro ser a época de vacinação compulsória, o Ministério da Agricultura solicitou a contratação, em caráter temporário, de um grande número de fiscais de nível médio, para promover a vacinação de bovinos e suínos, em todo o país.

Em discurso proferido, nesta sexta-feira, no plenário do Senado, em Brasília (DF), Delcídio Amaral pediu ajuda ao governo federal e ressaltou que é preciso haver "sinergia" (convergência das partes para atingir um resultado em comum) entre os países do Mercosul para eliminar, definitivamente, os focos de aftosa de Mato Grosso do Sul, assim como México, Estados Unidos e Canadá fizeram para erradicar a aftosa da América do Norte. As informações são da assessoria de imprensa do senador.

SIGA-NOS NO Google News