Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/02/2014 09:10

Afinal, a cobra-verde é ou não venenosa?

Redação
Foto de Pedro BernardoFoto de Pedro Bernardo

Apareceu uma cobra verde na árvore em frente do prédio da Rádio Patriarca. Hoje, Maria Aparecida Negrão informa que apareceu também em seu banheiro. O site animais sem destaque fala a respeito da cobra. leia.

Cobra-verdeClasse: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Colubridae

Gênero: Philodryas

Espécie: Philodryas olfersii

Muitas pessoas acham que a cobra-verde não é uma serpente peçonhenta, mas é sim. Porém ela tem dificuldade de injetar grandes quantidades de veneno, pois possui dentição opistóglifa.

Nas serpentes com esse tipo de dentição os dentes inoculadores de veneno estão situados no fundo da boca, dificultando a inoculação de porções grandes de veneno.

Geralmente, sua picada provoca apenas inchaço no local, mas isso varia de pessoa para pessoa, podendo desencadear problemas mais sérios.

Como o próprio nome diz, possui coloração verde. Atinge até 1 metro de comprimento, pesa de 100 a 250 gramas e tem corpo relativamente fino.Philodryas olfersii

É uma serpente nativa da América do Sul, no Brasil é encontrada em boa parte do país. Habita áreas de florestas e cerrados.

Apresenta hábitos diurnos, arborícolas e terrestres. Alimenta-se de aves, lagartos de pequeno porte e anfíbios pequenos.

É uma espécie ovípara, ou seja, os ovos se desenvolvem e eclodem fora do organismo materno, a fêmea põe até 18 ovos.

Não é um animal agressivo, normalmente foge ao se sentir ameaçada e só em último caso dá botes.

 

O site do Instiututo Vital Brasil diz o seguinte:

Cobra Verde (Philodryas olfersii)

Serpente que, apesar de pertencer à familia de não-peçonhentas, pode causar acidentes sérios. A Cobra Verde é opistóglifa, ou seja, possui um dente inoculador de veneno situado no fundo da boca, na porção posterior do maxilar superior. Ela possui uma saliva tóxica, por isso deve-se tomar cuidado com possíveis acidentes. É um animal arborícola que se camufla nas copas de árvores, em função de seu colorido esverdeado. Pode alcançar até 1,40m e costuma se alimentar de pequenos mamíferos, aves, lagartos e anfíbios.

hoje a noite caiu uma em cima de mim pensei q nao era venenosa e peguei com mao e levei pra longe...
 
marco ferraz em 16/11/2016 20:19:47
Se encontrar uma cobrinha verde, não a mate. Se não você está cometendo um crime ambiental. Pois, além de serem inofensivas, colaboram com o equilíbrio do meio ambiente, eliminam diversos insetos e ratinhos, servem de alimentos para pássaros, lagartos e outros tipos de cobras. Além do mais, é covardia contra um animalzinho que ainda não amadureceu.
 
Jose Barbosa Costa em 15/05/2016 19:58:22
se eu olhasse uma cobra dessa sairia correndo
 
linda dos santos em 19/04/2016 13:41:45
Apareceu uma no meu quintal hj.Acho que estraguei o almoço dela....de repente vi que um ratinho saiu correndo no mato olhou p mim quase agradecendo kkkk mas fiquei apavorada ainda nao tinha visto um especie assim tao de perto rsrsr
 
Adriana Z. Torres em 13/04/2016 13:15:24
Acho lindas estas cobras verdes, na minha casa já apareceram várias, pois moro em local com muitas árvores. São tímidas e não atacam de jeito nenhum, pelo contrário, se você se aproximar ela foge. Também não é peçonhenta não, entre as várias que peguei, para colocá-las para fora do pátio, uma vez levei uma mordida no braço mas não aconteceu nada, apenas um pequeno corte.
 
Alex Antunes em 13/12/2015 10:08:48
Tomem cuidado ao machucá-la em tentativa de matá-la, pois se vc for tentar mata ela ela mesmo ferida conseguir fugi, ela vai ficar a sua espreita esperando o momento certo pra te atacar,foi o caso que aconteceu comigo.
ela conseguiu fugi e viu me pega na frente do trabalho austador ....
 
Rogério Santos em 09/12/2015 17:29:04
eu pensava que cobra verde não tinha veneno de jeito nenhom
 
Ronivon Aparecido de Souza em 27/11/2015 14:18:16
tenho um pesqueiro beira do rio pardo em ribeirão preto , no monte de lenhas apareceu uma cobra verde estava agressiva querendo dar o bote...como faço pra livrar dela? matando ? só espantando ????? não tenho mais coragem de chegar perto das lenhas e se tiver botado ovos lá? me ajudem o que faço ????
 
REGINALDO LOPEs em 11/11/2015 08:18:10
Cheguei na minha varanda e observei um movimento na grama. Olhei com mais atenção e vi uma cobra verde, mais ou menos com 1m de comprimento, fina e bem ágil.
Corri para pegar a vassoura para espantá-la e a mesma saiu da grama para a cerca viva, qdo bati com a vassoura na cerca a mesma caiu no chão e no mesmo instante já saiu muito rápido voltando para debaixo da cerca viva que aqui em casa tem mais ou menos 2 mt de altura.
Meu canário belga estava pendurado na varanda e a cobra tinha vindo da direção onde estava a gaiola (pendurada). Para meu espanto e preocupação constatei que a maldita matou meu passarinho, imagino que não tenha conseguido puxá-lo de dentro da gaiola para poder comê-lo, pois a cabeça do pássaro assim como seu pescoço estavam ainda bem molhados, talvez pela saliva dela.
 
Fernando Corrêa em 25/09/2015 13:54:54
Foi a primeira vez que vi uma cobra verde. Uma amiga grávida vinha em minha direção e a avistou. Corri para ver e tive pena de matar de tão linda. Como foi junto ao Colégio, vi crianças perto, me encorajei para matar. Não tinha um pau forte e dei umas varadas no rabo e coloquei veneno COLOSSO em spray até ela entrar no buraco. Não sei se morreu com o veneno. Mas, olha, fiquei com a consciência doendo de tão linda que era e chegou um senhor e me disse que cobra verde não é venenosa. Outra senhora em disse que ela voltaria para me atacar, caso não morresse. Só ando de botas no quintal e com luvas. Pior que tenho que molhar as plantas. Já mandei limpar todo quintal, mas como li que fica na copa de árvores, imagine meu receio....
 
Maria Novais em 22/09/2015 21:05:31
apareceu uma cobra verde em cima do meu computador,pode?acho q ela queria entrar no face book.
22/09/2015.










 
maria z.zundt. em 22/09/2015 18:38:48
A pareceu um cobra verde no meu portão quero saber si ela e venenosa moro na ilha tenho tereis cachorro qual mau faz para nos
 
Ivonildes p. de Oliveira em 19/08/2015 11:00:56
ME DEPAREI COM UMA COBRA VERDE FINA MAIS ESCURA Q A DA FOTO E BEM LONGA.BATI COM A VASSOURA NO CHÃO E ELA SAIU RÁPIDA POR DEBAIXO DO MURO.ESTAVA COM A CABEÇA EM PÉ E O CONTORNO DA MANDÍBULA ERA DIFERENTE DESSA DA FOTO. ERA MAIS PARA QUADRADA AFINANDO NA PONTA DO FOCINHO. BICUDA. FIQUEI APAVORADA. SERÁ VENENOSA? OBRIGADA.
 
HELOISA MARIA COLEHO GOMES em 13/06/2015 17:26:47
Apareceu uma serpente pequena no beco da minha casa no meio dos tijolos quando chamei meu esposo pra ver ela fugio queria saber mas sobre elas pois fico meio cabreira pois pode acontecer q tenha mas cobras não da mesma especie mas outras .
 
Natalia suellen em 26/05/2015 11:57:42
Adryenne, o fato da serpente se contorcer depois de morta não tem nada a ver com peçonha, é um mito. São espasmos musculares. Quanto ao animal a que você se refere provavelmente se trata de Philodryas olferssii, embora exista outras espécies do gênero que possua a mesma coloração. Ou mesmo outras espécies que não são do gênero mas são verdes. A Philodryas olferssii possui peçonha forte e existe um caso de morte registrado no Brasil, no RS relatado por (SALOMÃO). Então depois desse caso o Ministerio da Saúde colocou-a no Rol das peçonhentas.
 
Vanderley Pereira Santos em 14/04/2015 10:41:58
Quantos anos a cobra-verde vive?
 
jonatas mortelaro em 05/04/2015 21:40:06
AS COBRAS SÃO COMO MUITA GENTE QUANDO SE SENTI MEAÇADA SE DEFENTE COMO PODE,ENTÃO NAO PODEMOS JUGALAS,POIS ELA AJUDA NO ECOSISTEMA POIS COME RATOS,AVES E REPTÉS
 
JAQUELINE FERREIRA em 01/04/2015 17:41:52
Gostaria muito de saber mais á respeito das cobras verdes , apareceu uma no jardim da casa da minha avó, já idosa; meu tio á matou, porém ficamos chateados com a atitude dele por ela ser " inofensiva" porém mesmo depois de morta ela ficou por vário minutos se contorcendo ou seja isto é peçonha... ela era verde com a parte de baixo (Barriga) branca, possuía uma lista fina Marrom por toda extensão de seu dorso e não tinha presa inoculadora como as peçonhentas...... Ela era venenosa?
 
Adryenne Marques Ferreira Rodrigues em 08/01/2015 08:17:44
cobra é sempre cobra seja ela qualquer,eu tenho medo,não me aproximo,não mato,e evito ao máximo ter contato.
 
girlaine gonçalves de almeida em 27/02/2014 12:16:37
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)